Depois de desfilarem sobre os tapetes no feriado de Corpus Christis, lideranças das favelas do Arará e Jacarezinho, reuniram-se com a  ANF-Agência de Notícias das favelas e  ABIDES –  Associação Brasileira de Integração e Desenvolvimento Sustentável, representada pelo seu Diretor Presidente – Everton de Almeida. Debateram sobre ações sócio culturais, em benefício do conjunto de favelas da região.

A reunião aconteceu no local conhecido como Praça 15, no Jacarezinho, com as presenças dos líderes: Careca e chocolate da favela do Arará e Caíque e Rumba do Jacarezinho. O clima quente do debate, acabou chamando a atenção de  alguns jovens que curtiam um churrasco na mesa ao lado. Acabaram participando e contribuindo com sugestões. Foi muito legal.

O momento magno foi a proposta de integração nas áreas sócio culturais para estruturação institucional e fortalecimento da Rede Comunitária. Esta será o elemento fundamental para promoção da visibilidade da cultura e das manifestações do conjunto de favelas envolvidas na iniciativa, a qual tem como mentor, a  Agência de Notícias das Favelas, pois o seu principal objetivo é a formação de uma grande Rede de comunicação. Foi pensando nesta Rede,  que a ANF, começará em julho, o curso de Formação de Agentes comunitários de Comunicação. As inscrições encontram-se abertas com vagas limitadas. Informações pelo tel: 7587  1660. 

Criou-se uma coordenação, a fim de viabilizar  parcerias e atividades de desenvolvimentos econômicos, projetos sócio ambientais e gestão participativa.

Concluiu-se que a organicidade é de fundamental importância para estrutura das entidades envolvidas.

A reunião terminou com o anuncio do primeiro encontro de trabalho para a formação da Rede. O local escolhido, foi a Biblioteca da favela de Manguinhos, a qual tem a gestão da ABIDES na próxima terça-feira, às 14h.

Rumba Gabriel