Ano de inúmeras dificuldades financeiras, o país atravessando um golpe politico institucional, com o Estado falido, pessoas desempregadas e uma profunda crise que abala a todos. Mesmo assim, um grupo de moradores, comerciantes e amigos do Projeto Favela Art vão realizar a tradicional Festa do Dia das Crianças no Inferno Verde, uma das localidades mais abandonadas do Complexo do Alemão.
É um desafio enorme e cheio de obstáculos a serem vencidos diante de tudo que estamos passando. Segundo os organizadores, esse está sendo um dos piores anos para o evento, pois está sendo muito difícil realizar as arrecadações que fazem a festa acontecer, principalmente de brinquedos. No ano passado, mesmo já tendo se iniciado a crise que assola o país, foi possível fazer uma linda festa para quase mil crianças em três localidades diferentes.
Em 2017, a festa acontece mesmo diante de tudo que estamos atravessando. O mesmo grupo se uniu em máximo esforço para que fosse feita uma Festa das Crianças inesquecível. O número de brinquedos será menor e menos crianças serão atendidas, mas a celebração vai acontecer.
Em cada um dos envolvidos, percebo a entrega e o desejo de ver um sorriso no rosto das crianças que já contam com essa festa maravilhosa. O Bar do Mosquito, local que há mais de 20 anos recebe a festa, mostra que a família que é proprietária do estabelecimento faz isso com muito carinho e amor. São os empresários amigos que colaboram doando brinquedos, moradores que doam bolos, salsicha, pão e molho de cachorro quente; outros doam pipocas, refrigerantes e tem ainda aqueles que emprestam pula-pula, fazem maquiagem nas crianças e animam o dia. O bom de tudo isso é a coletividade e a participação de todos.
É com essa força que veremos a festa florescer mais uma vez – essa festa que só faz bem à alma de todos. No ano que vem, tem mais outra vez. Se quiser, você também vai poder sentir tudo que sentimos.