Iriny Lopes prestigia a entrega de Certificação do Programa Mulheres da Paz no RJ

Data: 25/07/2011

 As Mulheres da Paz atuam em suas comunidades para a construção e fortalecimento de redes sociais de prevenção e enfrentamento às violências doméstica e urbana

 
Aproximadamente 2200 mulheres de 21 territórios fluminenses receberão, nesta segunda-feira (25/7), o Certificado do Programa Mulheres da Paz. A  ministra Iriny Lopes,  da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), e o secretário de Estado Rodrigo Neves,  da Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH) do Rio de Janeiro, participam da  cerimônia  de entrega, que acontece às 19 horas, na casa de espetáculos Vivo Rio. A festa será encerrada com um show da cantora Mart’nália. A iniciativa do programa é do Ministério da Justiça em parceria com a  SEASDH. 
 
 O Programa Mulheres da Paz é parte do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (PRONASCI), do Ministério da Justiça. O PRONASCI visa estabelecer a modernização do sistema de segurança pública e a valorização de seus profissionais, a reestruturação do sistema prisional, a ressocialização de jovens, o enfrentamento à corrupção policial e ao crime organizado e a promoção dos direitos humanos – considerando as questões de gênero, raciais, étnicas, orientação sexual e diversidade cultural. 
 
As mulheres envolvidas pelo Programa são capacitadas para atuarem como líderes em suas comunidades, na construção e fortalecimento de redes sociais de prevenção e enfrentamento às violências doméstica e urbana. Elas recebem formação em temas como ética, direitos humanos, direitos das mulheres, mediação de conflitos e cidadania. As mulheres da paz  atuam como multiplicadoras para a construção de uma cultura de paz no local . 
 
As Mulheres da Paz atuam também  com os jovens do Protejo – outro programa que integra o PRONASCI e que envolve  jovens com idade entre 15 e 24 anos que estejam em situação de vulnerabilidade à violência doméstica e/ou urbana, e/ou em cumprimento de medidas sócio-educativas ou de penas alternativas, e/ou egressos do sistema prisional. As Mulheres encaminham estes jovens aos cursos de formação profissional e às atividades culturais e esportivas oferecidas pelo programa.
 
No Estado do Rio de Janeiro, o programa Mulheres da Paz é executado pela SEASDH. Desde 2008, com a participação ativa de aproximadamente 2200 mulheres em 21 territórios fluminenses, em áreas de elevados índices de pobreza e violência: Rocinha, Manguinhos, Complexo da Maré, Complexo do Alemão, Vila Kennedy, Morro da Providência, Pavão-Pavãozinho, Cantagalo, Tavares Bastos, Belford Roxo, Duque de Caxias, Itaboraí, Itaguaí, Nilópolis, Niterói, Nova Iguaçu, Macaé, Mesquita, Queimados, São Gonçalo e São João de Meriti.  Está ainda previsto que, até a metade de 2011, o Programa passe a atuar também no Complexo do Borel, em São Carlos e no Jardim Batam.
 
O Vivo Rio fica na Avenida Infante Dom Henrique, 85, Aterro do Flamengo Rio de Janeiro/RJ.
 
Com informações: SEASDH/RJ.