Meninas no Degase estreia no Cine Odeon

Crédito: Divulgação.

“Meninas (In)visíveis” é um curta-metragem documental que estreia amanhã (8), às 18:30, no Cine Odeon, trazendo ao debate a realidade de adolescentes que cumprem medida de internação no sistema socioeducativo do Rio de Janeiro.

O filme mostra o cotidiano da única unidade de internação feminina no estado. Cerca de 2 mil adolescentes vivem em restrição de liberdade no Rio de Janeiro. Parte esmagadora desses jovens são meninos.

As meninas representam aproximadamente 3% desse total. A única unidade destinada a receber adolescentes do gênero feminino em conflito com a lei em todo o estado é o Centro de Socioeducação Professor Antônio Carlos Gomes da Costa, localizado na Ilha do Governador. Mais da metade das meninas que lá estão são de fora da capital.

Como é ser jovem, mulher e sem liberdade? O que é ser menina no Degase? Por que ninguém fala delas? ‘Meninas (In)visíveis’ faz essas perguntas às suas entrevistadas e traz o questionamento ao espectador. O projeto, que surgiu em meio ao debate nacional sobre a redução da maioridade penal, busca conhecer uma realidade da qual pouco se sabe e pouco se fala, levando em conta as singularidades da experiência feminina, dos sonhos da adolescência e do contexto vivido no cometimento do ato infracional.

A exibição integra a Mostra Labs PE Cinema Nosso com todos os demais curta-metragens contemplados pelo edital ‘Favela Criativa’ da Secretaria de Cultura do Estado em parceria com a Light e a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).

Serviço

Meninas Invisíveis
Mostra Labs Produtora Escola
Local: Cine Odeon – Centro Cultural Luiz Severiano Ribeiro – Cinelândia
Data: 8 de março
Horário: 18h30
Entrada: Gratuita