O Projeto “Livros nas Praças” chega nesta sexta-feira (6), na Praça Miranda Ribeiro, em Madureira, levando leitura e conhecimento por meio de empréstimos gratuitos de livros aos moradores da região. A itinerância do ônibus biblioteca, patrocinado pela Piraquê, acontecerá das 10h às 16h, até 23 de junho, neste primeiro semestre, com o objetivo de popularizar a cultura e o hábito pela leitura. O ônibus biblioteca azul, como é chamado carinhosamente, estará estacionado neste local com cerca de 2 mil livros disponíveis para os moradores da região. Para ter acesso às obras, os interessados devem mostrar a carteira de identidade e um comprovante de residência. Feito isto, eles poderão levar até dois livros emprestados que deverão ser devolvidos em qualquer um dos locais em que o ônibus ficará estacionado.
Além do dia 6, o ônibus biblioteca azul também estará nos dias 20; 4 e 18 de maio e 1º e 15 de junho. O espaço contará com uma cadeira de transbordo, própria para cadeirantes e idosos que têm dificuldades de subir a escada de acesso, além de banheiro e água mineral para os leitores que utilizarem a biblioteca sobre rodas como espaço de leitura.
“Ficamos profundamente felizes quando fechamos esta parceria com Cristina Figueiredo, idealizadora do projeto. Apostamos fortemente na importância da leitura. Quem começa a ler, geralmente, vai escrever e falar bem. A Piraquê tem orgulho de oferecer às pessoas que moram nesta região e, também, nas adjacências, obras literárias de grande valor cultural,” comenta o diretor de marketing da empresa, Alexandre Colombo.
O acervo da biblioteca volante é formado por 70% de títulos de autores brasileiros e 30% de ficção estrangeira entre as categorias infanto-juvenis e adultos. O projeto também aceita doações.
O ônibus biblioteca oferece 60 livros com ilustrações em braile para crianças, além de livros em fonte ampliada para pessoas com baixa visão, audiobooks para deficientes visuais e 30 livros em braile para adultos.
O Projeto “Livros nas Praças” foi inaugurado em novembro de 2012 e já atendeu a mais de 142 mil moradores e leitores com seus dois ônibus biblioteca azul e vermelho, que foram transformados em unidades móveis de biblioteca.