Foi realizado, na tarde desta quarta-feira, o Primeiro Encontro Cultura Viva 2018, no Circo Voador, reunindo atores culturais e parceiros ponteiros para uma discussão sobre a abrangência do fórum de cultura, as autodeclarações de pontos, editais, leis e políticas sobre a Cultura Viva no âmbito federal, estadual e municipal.
A roda de debate rememorou a trajetória dos primeiros encontros dos agentes de Cultura Viva, onde os Pontos de Cultura se reuniam para discutir os problemas que tinham no dia a dia. Foi lembrada, também, a parceria do Poder Público com essas instituições que obtiveram, na época, divulgação e visibilidade em seus trabalhos. Nessa trajetória, no entanto, houve desmembramentos diferentes em âmbitos, federal, estadual e municipal, gerando interpretações desencontradas tanto para a formulação de leis e editais quanto para o conceito de que o que é ser Ponto de Cultura.
O diretor-geral do Teatro Popular Oscar Niemeyr e colunista da Agência de Notícias das Favelas, Alexandre Santini, discutiu sobre as Leis Federal, Municipal e Estadual de Cultura Viva, procurando esclarecer algumas dúvidas aos participantes do encontro.
Durante o encontro houve o lançamento do livro Cultura Viva Comunitária: Politicas Culturais no Brasil e na America Latina, de Alexandre Santini, produzido pela ANF Produções.
Ao final do evento, foi criada uma Comissão de Projeto de Lei (Comissão PL) com o objetivo de fazer uma conexão com a Comissão de Cultura da Alerj para aprovar a pauta sobre a Lei Estadual de Cultura Viva. A mesma comissão também pretende, com a Câmara Municipal, pressionar a aprovação da Lei Municipal de Cultura Viva.
O próximo encontro está marcado para dia 6 de junho, em Niterói.