Dia 5 de maio é comemorado o Dia Mundial da Higiene das Mãos. A Perinatal, hospital particular no Rio de Janeiro que oferece, exclusivamente, serviços de maternidade, anualmente prepara ações internas para a data e resolveu ir “além dos muros” para abordar esse tema entre crianças e jovens da Rede Pública de Ensino. O projeto “Perinatal Além dos Muros” que visita a primeira escola, amanhã, a Creche Sant’Anna, em Laranjeiras, vai levar profissionais de saúde da instituição para falar sobre a importância desse hábito, que previne doenças e infecções. A ação contará com dinâmicas em grupo, brincadeiras e exercícios didáticos.
Segundo Joana Freire, enfermeira responsável pelo serviço de controle de infecção hospitalar da Perinatal de Laranjeiras, lavar as mãos é algo que deve ser discutido e ensinado, não apenas aos profissionais de saúde. “Toda a sociedade precisa compreender a importância dessa prática. Crianças que são ensinadas a higienizar as mãos crescem adultos mais conscientes, principalmente em ambientes hospitalares”.
A profissional explica que uma atitude simples como essa pode prevenir diversas complicações. “A higienização das mãos é a medida mais singela e eficaz no combate as infecções relacionadas à assistência à saúde”, finaliza.