Um grupo de jovens apaixonados pela produção audiovisual realiza um projeto cinematográfico, sem verba, sem equipamentos, sem incentivos, mas com muita ousadia. “Etiqueta do samba” é uma minissérie criada por um grupo de amigos, todos moradores do Morro dos Macacos, em Vila Isabel .
A minissérie, que conta com dois primeiros capítulos, já foi lançada nas redes sociais e retrata com uma pitada de comédia e drama a jornada de um grupo de samba criado no morro dos Macacos em Vila Isabel. As histórias são uma mistura de realidade e ficção, e os personagens principais, Fabio (interpretado por Raphael Zulu), Folha (interpretado por Flávio Folha) e Léo (interpretado por Xandy Supera), foram extraídos da vida real, ou seja, o grupo Etiqueta do Samba existiu realmente e existe até hoje.
“Trabalhamos com um projeto original dessa favela que parte de dentro para fora, aumentando a nossa responsabilidade social com a comunidade. Realizamos capacitação para nossos voluntários e acreditamos que trabalhar com audiovisual junto aos moradores da favela é muito importante, pois mostramos que é possível fazer cinema com poucos recursos. Além disso, também é uma das formas de tentar incentivar e expandir os horizontes principalmente do jovem envolvido direta ou indiretamente com a criminalidade na comunidade, ocupando-os com um projeto que vise alternativas e é por isso que seguimos com ousadia: para dar certo dentro da comunidade”, comenta Alexandre da Silva, que é membro da equipe do projeto Viela Jurisdição.
Matéria publicada na edição de julho de 2018 no jornal A Voz da Favela.