Fórum Brasileiro Pelos Direitos Culturais

Créditos- Divulgação

No dia 08 de agosto, o seminário “O Valor da Cultura: Territórios Inventivos” vai equivaler as experiências dos gestores, entre eles, Jaílson de Sousa e Silva, Alemberg Quindins, Antonio Grassi; uma Roda de Conversa vai estimular a trocas de impressões sobre modelos e a Premiação Mestre das Periferias.

No dia 09 de agosto, no MAR – Museu de Arte do Rio de Janeiro acontecerá a reunião plenária do FBDC, com a discussão e deliberação de diversos assuntos que norteiam as pautas do coletivo, como a garantia dos 3% das loterias ao Fundo Nacional de Cultura e a taxação abusiva dos aeroportos para armazenagem de obras de arte.

O FBDC – Fórum Brasileiro Pelos Direitos Culturais soma-se aos movimentos solidários dirigidos à comunidade da Maré, depois dos últimos – e trágicos – acontecimentos. Composto por mais de 165 instituições, empresas e gestores do setor cultural; reunidos com o objetivo de fortalecer o segmento, refletir, articular e propor ações e políticas públicas, desenvolver caminhos de proteção à criação, à produção, à viabilização e à distribuição das artes e da cultura brasileira

O Fórum entende ser potencialmente simbólica as ações culturais enumeradas. Mas considera fundamental a construção de parcerias consistentes e sólidas em conteúdo com a comunidade da Maré e as instituições participantes.

PROGRAMAÇÃO FBDC NO RIO DE JANEIRO

DIA 08 DE AGOSTO – MARÉ

O VALOR DA CULTURA: TERRITÓRIOS INVENTIVOS Apresentação dos projetos culturais da Maré, por Jaílson de Sousa e Silva; outras experiências comunitárias, pela visão de seus gestores.

Local: Galpão Bela Maré Rua Bitencourt Sampaio – Maré – Rio de Janeiro – entre as passarelas 9 e 10 da Avenida Brasil.

14h às 14h30 – Territórios Inventivos da Maré Jaílson de Souza e Silva (Observatório das Favelas, diretor)

14h30 às 16h – Mobilização de territórios pela cultura: experiências comunitárias Mediador: Jailson de Sousa e Silva

Participantes: Escola de Dança da Maré – Isabela Porto Imagem do Povo – Bira Carvalho e Francisco Valdean, Coordenadores Ponto Cine Nós do Morro Instituto Inhotim – Antonio Grassi, presidente Fundação Casa Grande, Memorial do Homem Kariri – Alemberg Quindins, diretor presidente. 16h às 17h – Roda de Conversa – Trocas e impressões sobre os modelos de gestão cultural apresentados.

DIA 09 DE AGOSTO – MAR – MUSEU DE ARTE DO RIO
10h às 14h – Plenária do FBDC Local: Auditório do MAR Praça Mauá, 5, Centro – Rio de Janeiro