Alunos da rede estadual de ensino do Rio de Janeiro têm aulas de empreendedorismo dentro do currículo.
Com apoio de voluntários, professores da rede estadual iniciam novos programas da Trilha Empreendedora com os alunos, que aprendem na prática como funciona uma empresa e as habilidades necessárias para o mundo do trabalho atual
Ao longo do segundo semestre, mais de 2.300 alunos do ensino médio de 24 escolas espalhadas pelo estado do Rio de Janeiro terão aulas de empreendedorismo, finanças e habilidades pessoais dentro da grade curricular. A iniciativa é fruto de uma parceria da Associação Junior Achievement – ONG que desenvolve programas de educação empreendedora para jovens em idade escolar – com a Secretaria de Estado de Educação – SEEDUC.
O projeto Trilha Empreendedora inclui no currículo de escolas de ensino médio inovador do ProEMI, uma sequência estruturada de programas da JA. Ao longo do ano, os estudantes desenvolvem atividades práticas nos eixos de educação financeira, mundo do trabalho e empreendedorismo. Através de jogos e dinâmicas, eles descobrem o impacto da educação e a importância do planejamento para o futuro, exploram as opções de carreira e analisam suas próprias competências e habilidades. Nos programas do eixo de empreendedorismo, os alunos exploram as áreas de uma empresa, aprendem a fazer um plano de negócios, e ainda acompanham um dia de funcionamento de uma empresa real. Toda a trilha é aplicada de maneira lúdica e dinâmica pelos professores apoiados pelos voluntários parceiros e a Junior Achievement realiza a capacitação, oferecendo a metodologia e o material didático.
“Com a implementação da Trilha Empreendedora pretendemos promover maior integração do aluno com a escola e assim garantir a apreensão dos conceitos de empreendedorismo, educação financeira e preparação para o mundo do trabalho”, conta Vivian Barros, Coordenadora do Ensino Médio da Secretaria de Estado de Educação do Rio de janeiro- SEEDUC-RJ
A Trilha Empreendedora foi viabilizada graças ao apoio de empresas do setor de óleo e gás e do IBP – Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis. O projeto espera mobilizar até o final deste ano um total de 300 voluntários para atuarem em sala de aula. “A mobilização dos voluntários e das empresas neste projeto mostra que todos podem fazer a diferença e apoiar a educação. Estes jovens estão tendo acesso a uma formação diferenciada, uma oportunidade deles se preparem melhor para o futuro.” Afirma Mariana Carvalho, presidente da Junior Achievement Rio de Janeiro.