Passeio gratuito guiado por professores de história desvenda curiosidades do Centro da Cidade
A próxima parada do Rolé Carioca é na Rua Primeiro de Março! O passeio acontece no dia 26 de agosto e será guiado pelos professores de história Rodrigo Rainha e William Martins.
O Rolé Carioca tem como objetivo principal promover o encontro de moradores e visitantes com a cidade e sua história. A Rua Primeiro de Março não poderia ficar fora do projeto! Suas imediações fazem parte da formação da cidade do Rio de Janeiro, desde a colônia até a despedida da capital para Brasília. Pensando na sua importância, o Rolé Carioca montou um roteiro especial que contempla os principais pontos históricos da região. O itinerário começa no Centro Cultural Banco do Brasil e termina no o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro:
– Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB)
O CCBB do Rio de Janeiro é o primeiro destaque do passeio. No passado, o prédio esteve ligado às finanças e aos negócios. Na década de 1920 passou a ser do Banco do Brasil, que o reconstruiu para abertura de sua sede. O espaço oferece diversas mostras e exposições.
– Igreja Irmandade de Santa Cruz dos Militares
Logo adiante, o roteiro segue para a Irmandade da Santa Cruz dos Militares (ISCM). Ela foi fundada em 1623, no Rio de Janeiro. É uma associação civil e religiosa católica, formada por reservas da 1ª classe, reformados e oficiais da ativa, próprios do Exército Brasileiro.
– Paço Imperial
Próxima parada, Paço Imperial. O local foi o centro das movimentações políticas e sociais da época, alistando importantes fatos históricos do Brasil Colônia, Real e Imperial. Foi tombado pelo Ministério da Cultura e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) em 1938, porém foi restaurado em 1985 sendo um centro cultural associado ao IPHAN.
– Alerj – Palácio Tiradentes
O passeio continua no Palácio Tiradentes, sede da Alerj – Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro. Desde os tempos do Brasil Colônia, o local é um sítio histórico que guarda um grande pedaço da memória política do Brasil. O primeiro edifício ali construído – inaugurado em 1640, ainda no Brasil Colônia, abrigava os três vereadores, eleitos por voto indireto para um mandato de um ano.
– Edifício Capanema (MEC)
O público segue para o Palácio Capanema, um dos primeiros exemplares da arquitetura moderna no Brasil. Ele foi construído entre 1937 e 1945. O projeto, inspirado por Le Corbuisier, era liderado por Lúcio Costa e contava com uma equipe de jovens arquitetos integrada por Oscar Niemeyer, Carlos Leão, Jorge Moreira, Affonso Eduardo Reidy e Ernani Vasconcellos. Funcionou como sede do Ministério de Educação e Cultura.
– Academia Brasileira de Letras
Continuando a caminhada, o próximo local é a Academia Brasileira de Letras (ABL). Em 20 de julho de 1897, numa sala do museu Pedagogium, foi realizada a sessão inaugural, com a presença de dezesseis acadêmicos e do presidente, Machado de Assis. Nessa data a instituição foi inaugurada e fixada no Rio de Janeiro com o intuito de cultivar a língua e a literatura nacional.
– Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM-RJ).
Fechando o roteiro, o passeio segue para o Museu de Arte Moderna, Instituição privada sem fins lucrativos criada em 1948. No início ocupou dependências do Banco Boavista, estabelecimento bancário na Candelária. O MAM Rio tem sido um centro de divulgação cultural por onde passaram as principais tendências da arte moderna e contemporânea no país, além de ter tido um papel decisivo na formação de mais de uma geração de artistas brasileiros.