Há muito que a migração e suas consequências e implicações me espantam. Ontem visitei ao Centro de Estudos Migratórios de São Paulo para rever meus amigos que lá atuam. Infelizmente recebi uma notícia muito ruim, que diz respeito à fronteira EUA x México, onde a violência a cada dia é mais intensa.
O sonho de ter uma vida melhor, vendido 24h pela mídia, seja em terras eurocêntricas, seja migrando do campo para a cidade, ainda atinge há milhões de pessoas pelo mundo. E as consequências deste sonho quando frustrado são péssimas.
O discurso do direito de ir e vir e de liberdade alienam as pessoas e as fazem pensar que migrando conseguirão uma vida melhor. O tráfico de pessoas e as redes de prostituição aumentam a cada dia. Sem dizer os refugiados que migram buscando apenas escapar das violências de seu próprio país, onde a vida se tornou impossível…
O fenômeno migratório é muito complexo, em suas várias vertentes: migração,
imigração, emigração, etc…A ideia de que qualquer pessoa é bem-vinda nos países de centro (quando precisam de mão-de-obra barata) porque seus cidadãos e cidadãs não querem mais trabalhar em alguns setores, atrai milhões de pessoas todo dia. A
fronteira do México com os EUA é o maior exemplo da violência de nosso sistema atual. Aos olhos dos EUA não existem seres humanos naquela fronteira. Atravessou, morre, simples assim. Sem dizer dos narcotraficantes…. (a placa ao lado, não lembra aquela placa que vemos de animais na pista?)
Hoje quero homenagear as pessoas que doam suas vidas em prol dos e das migrantes. Ontem faleceu Marisol Castro. Diariamente morrem milhares de pessoas.
A migração ainda é um dos maiores fenômenos humanos. E é por isso, que adiciono esta categoria aqui. Mais uma categoria a ser pensada!
Segue o email da notícia da morte de Marisol.
Hola Amigas y Amigos Laicos Scalabrinianos,
Una triste noticia ha tocado nuestro corazon y nuestra familia del Movimiento Laico Scalabriniano de la Provincia San Juan Bautista.
El día Miércoles 22 de septiembre Marisol Castro, laica Scalabriniana del grupo de Nuevo Laredo, México, ha sido secuestra por un grupo de narcotraficante “dueños” de esa región fronteriza.
Después de 2 días de búsqueda y de dramático silencio, su cuerpo sin vida ha aparecido en una avenida de la ciudad de Nuevo Laredo, misma que la vio nacer y donde Marisol vivía trabajando como editora y diseñadora de un periódico local. La confusión y el terror de estos días y los que siguen hacen que las noticias filtren a “contadota” o casi nada a nivel oficial. Por lo que se pudo saber hasta ahora, su cuerpo llevaba un letrero en que los carnífices lapidariamente avisaban no con puma y lápiz, sino con una vida inocente, que “eso pasa a los medios de comunicación que son ponen contra ellos”.
Quisiera pedir a todos ustedes una oración y un recuerdo especial por nuestra amiga y miembro del comité central del MLS, que con cariño y fidelidad servía en nuestra casa del Migrante de Nuevo Laredo y mantenía diariamente los contactos con varios de nosotros en el MLS, cumpliendo con el encargo que se le había encomendado en el MLS.
Seguramente Marisol, seguirá comunicándose con nosotros, de una manera distinta y que todos conocemos y practicamos. Oremos por su eterno descanso agradeciendo a Dios por haber puesto en nuestro camino claro un ejemplo de sencillez y servicio. Descansa en Paz, Marisol: tus Amigas y Amigos del Movimiento Laico Scalabriniano.
(…)
P. Francisco, CS