Entra em cartaz nesta quinta (18), na Sala Municipal Baden Powell, o espetáculo “Eu amarelo: Carolina Maria de Jesus”, sobre a vida da catadora e escritora. Com Cyda Moreno, a peça tem direção de Isaac Bernat e a dramaturgia é assinada por Elissandro de Aquino.
O espetáculo apresenta três momentos cruciais na vida da escritora: o primeiro, a vida na favela, onde viveu como catadora de lixo para sustentar sua família e registrava seu cotidiano em caderno, o que acabou culminando no livro “Quarto de Despejo – o diário de uma favelada” (obra na qual a peça está baseada). O segundo momento retrata sua ascensão literária e o terceiro, o seu esquecimento: no Brasil sua obra foi abandonada, enquanto no exterior ganhou 13 traduções e percorreu 80 países. O espetáculo, que acabou de encerrar temporada no Sesc Tijuca (RJ), torna-se essencial em tempos sombrios em que vivemos, onde a intolerância e o racismo precisam ser combatidos com energia.
“Eu amarelo: Carolina Maria de Jesus” tem curta temporada na Sala Municipal Baden Powell (Avenida Nossa Senhora de Copacabana, 360, Copacabana – tel: 24579147), indo até o dia 28 deste mês. Leitor do Jornal A Voz da Favela, apresentando na bilheteria o voucher impresso na edição de outubro, paga R$10,00 no ingresso.