Segundo os 3º e 4º Relátórios da Segurança Digital, desenvolvido pelo Laborátorio dfndr da PSafe, (é um app de segurança gratuito para dispositivos que entregará ao usuário uma série de ferramentas capazes de otimizar e deixar seu aparelho protegido)no primeiro semestre de 2018, cerca de 6,4 milhões de notícias falsas foram espalhadas nas mídias.
A disseminação de notícias falsas vem sendo pauta já há algum tempo, com o seu crescimento incessante e sua visível influencia com a população, o combate às fake news precisa ser fomentado.
No primeiro semestre de 2018 foram detectadas, pelas pesquisas realizadas pela PSafe, cerca de 6,4 milhões de notícias falsas foram espalhadas pela internet no Brasil, e mais de 90% delas foram disseminadas via Whatsapp. No último relatório do dfndr lab, que compreende o período de abril, maio e junho, os três principais temas das fake news eram relacionados à dinheiro fácil, TV e celebridades e, por fim, politica.
Com a aproximação do período eleitoral, as notícias falsas relacionadas à politica devem se demonstrar muito mais presentes e expressivas nos próximos relatórios.
O Whatsapp é a principal mídia digital usada para a veiculação de notícias falsas; a maior relação de proximidade entre os usuários do aplicativo devido ao seu formato, pode ser um importante fator no efeito que essas notícias têm sobre os indivíduos.
A empresa divulgou em seu site medidas de prevenção e combate à spams e notícias falsas, auxiliando no uso da ferramenta de denúncia disponível no aplicativo; no menu, localizado na barra superior à direita da tela de conversa, a opção “mais” direcionará para opção de denúncia.
É preciso que as empresas tomem medidas mais impactantes sobre o auxílio e a conscientização à respeito da disseminação de notícias falsas e spams que se alastram entre os seus usuários. O Whatsapp possui uma política de privacidade um tanto quanto mais rígida, e por conta disso não pode interferir diretamente na contenção da disseminação dessas notícias, e por isso, deveria investir de forma mais direta e efetiva na educação de seus usuários, para que eles não espalhem em notícias falsas e spams.