Universitários por Haddad

Placa com Fernando Haddad como fundador da instituição com universitários - Créditos: reprodução da Internet.

Na última semana, um movimento na internet por parte da comunidade universitária tem chamado atenção para o trabalho de Fernando Haddad como Ministro da Educação.

Universitários têm compartilhados em suas redes socias, fotografias ao lado de placas de inauguração de universidades, campus e institutos federais criados por Fernando Haddad.

Universitários compartilham fotos ao lado de placas de inauguração de instituições por Fernando Haddad – Créditos: Reprodução da Internet.

Fernando Haddad foi o ministro da educação durante o governo de Luiz Inácio Lula da Silva, durante 7 anos, compreendendo o período entre 2005 e 2012. Dentro desse tempo foram criadas 18 novas universidades federais, 173 campus universitários e 360 unidades dos institutos federais.

O trabalho de Haddad como ministro da educação teve um peso enorme no Brasil, a reformulação do ENEM (Exame Nacional de Ensino Médio), a partir da criação do Sisu, Sistema de seleção unificada, democratizou o acesso às universidades federais, aumentando o número de jovens de baixa renda dentro dessas instituições.

Graças a Fernando Haddad que hoje, o filho da empregada pode estudar no mesmo espaço que seu/sua patrão/patroa, a educação pública no Brasil precisa superar ainda uma série de obstáculos para chegar aos padrões das particulares, mas é inegável que os anos de ministro da educação de Haddad contribuíram enormemente com o desenvolvimento social no Brasil.