Um dos principais pontos em pauta nessas eleições tem sido o da preservação da democracia, direito fundamental para uma sociedade justa, e que conquistamos de maneira recente, apenas 30 anos atrás, com o fim da ditadura militar. Entretanto, um dos possíveis resultados dessa eleição, que seria a vitória de Jair Bolsonaro, ameaçaria seriamente nosso status democrático, e por isso tememos pelo futuro.
Continuaremos repetindo que nossa luta é contra o fascismo, que tem insistido em dar suas caras por aqui, de maneira inimaginável e assustadora. E nisso, um dos principais locais para que as boas ideias se desenvolvam é o ambiente das faculdades. E falamos principalmente das públicas, onde os alunos buscam ser militantes pelas causas sociais mais importantes. E eles têm feito sua parte, pois os cursos têm estendido várias faixas deixando claro o repúdio ao fascismo.
Entretanto, nos últimos dias, de maneira inacreditável, essas faixas de protesto estão sendo simplesmente retiradas, por autoridades como a polícia e o TRE. Oficiais desses órgãos estão simplesmente invadindo as principais universidades federais e estaduais no Brasil inteiro, dando destaque aqui no Rio de Janeiro para a UFRJ, UFF, UNIRIO e UERJ, para calar as manifestações universitárias, com a justificativa de ser crime eleitoral, mas sendo que as faixas nem sequer citam algum partido. A verdade é que isso é uma afronta à liberdade de expressão. Isso é censura!
Se as pessoas por cima do sistema estão mandando arrancar manifestações antifascistas, quer dizer que o quadro fascista é mais real e grave do que pensamos. Tem ameaças de prisão a diretores que não concordarem com as retiradas. Não é nenhum exagero vermos como o princípio de uma nova ditadura. Só o que pode mudar isso é o resultado das eleições de domingo, e a vitória de Fernando Haddad. Que a democracia vença!