Rua Primeiro de Março recebe o projeto Rolé Carioca

Rolé Carioca - Créditos - Divulgação

Passeio gratuito guiado por professores de história desvenda curiosidades do Centro da Cidade no dia 11 de novembro, 9h, domingo.

 Quer descobrir as histórias e curiosidades do Centro do Rio de Janeiro? Então vem com a gente, porque a próxima parada do Rolé Carioca é na Rua Primeiro de Março! O passeio acontece no dia 26 de agosto e será guiado pelos professores de história da Estácio Rodrigo Rainha e William Martins.

O Rolé Carioca tem como objetivo principal promover o encontro de moradores e visitantes com a cidade e sua história. A Rua Primeiro de Março não poderia ficar fora do projeto! Suas imediações fazem parte da formação da cidade do Rio de Janeiro, desde a colônia até a despedida da capital para Brasília. Pensando na sua importância, o Rolé Carioca montou um roteiro especial que contempla os principais pontos históricos da região. O itinerário começa no Centro Cultural Banco do Brasil e termina no o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro:

– Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB)

O CCBB do Rio de Janeiro é o primeiro destaque do passeio. No passado, o prédio esteve ligado às finanças e aos negócios. Na década de 1920 passou a ser do Banco do Brasil, que o reconstruiu para abertura de sua sede. O espaço oferece diversas mostras e exposições.

– Igreja Irmandade de Santa Cruz dos Militares

Logo adiante, o roteiro segue para a Irmandade da Santa Cruz dos Militares (ISCM). Ela foi fundada em 1623, no Rio de Janeiro. É uma associação civil e religiosa católica, formada por reservas da 1ª classe, reformados e oficiais da ativa, próprios do Exército Brasileiro.

 – Paço Imperial

Próxima parada, Paço Imperial. O local foi o centro das movimentações políticas e sociais da época, alistando importantes fatos históricos do Brasil Colônia, Real e Imperial. Foi tombado pelo Ministério da Cultura e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) em 1938, porém foi restaurado em 1985 sendo um centro cultural associado ao IPHAN.

 – Alerj – Palácio Tiradentes

O passeio continua no Palácio Tiradentes, sede da Alerj – Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro. Desde os tempos do Brasil Colônia, o local é um sítio histórico que guarda um grande pedaço da memória política do Brasil. O primeiro edifício ali construído – inaugurado em 1640, ainda no Brasil Colônia, abrigava os três vereadores, eleitos por voto indireto para um mandato de um ano.

– Edifício Capanema (MEC)

O público segue para o Palácio Capanema, um dos primeiros exemplares da arquitetura moderna no Brasil. Ele foi construído entre 1937 e 1945. O projeto, inspirado por Le Corbuisier, era liderado por Lúcio Costa e contava com uma equipe de jovens arquitetos integrada por Oscar Niemeyer, Carlos Leão, Jorge Moreira, Affonso Eduardo Reidy e Ernani Vasconcellos. Funcionou como sede do Ministério de Educação e Cultura.

– Academia Brasileira de Letras

 Continuando a caminhada, o próximo local é a Academia Brasileira de Letras (ABL). Em 20 de julho de 1897, numa sala do museu Pedagogium, foi realizada a sessão inaugural, com a presença de dezesseis acadêmicos e do presidente, Machado de Assis. Nessa data a instituição foi inaugurada e fixada no Rio de Janeiro com o intuito de cultivar a língua e a literatura nacional.

 – Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM-RJ).

Fechando o roteiro, o passeio segue para o Museu de Arte Moderna, Instituição privada sem fins lucrativos criada em 1948. No início ocupou dependências do Banco Boavista, estabelecimento bancário na Candelária. O MAM Rio tem sido um centro de divulgação cultural por onde passaram as principais tendências da arte moderna e contemporânea no país, além de ter tido um papel decisivo na formação de mais de uma geração de artistas brasileiros.

SOBRE O ROLÉ CARIOCA

O Projeto Rolé Carioca é uma realização do estúdio M´BARAKÁ, com consultoria de conteúdo dos professores Rodrigo Rainha e William Martins, ambos do curso de História da Universidade Estácio. Eles também são mestres de cerimônia do projeto e mediadores dos passeios.

Chegando a sua 6ª edição, o Rolé Carioca já passou por mais de 40 regiões do Rio, levando mais de 20 mil pessoas a redescobrirem a cidade. Os passeios estimulam a mobilidade e a sensibilização do olhar através informações relevantes sobre a identidade cultural do Rio e do carioca.

Em 2018, além dos já tradicionais passeios por bairros, o projeto inicia uma nova modalidade: o Rolé Carioca Visita, que prevê visitas mediadas a museus, parques e edificações icônicas.

BREVE HISTÓRICO DO PROJETO

2013 – Passou pelos seguintes bairros: Urca, Cinelândia/Lapa, Madureira, Praça Tiradentes/Largo da Carioca, Rio Comprido, Gamboa e Vila Isabel.

2014 – Os passeios foram realizados em Botafogo, Méier, Praça XV/Castelo, Região Portuária, São Cristóvão e Tijuca.

2015 – O evento fez parte das comemorações oficiais do 450º aniversário do Rio de Janeiro e visitou o quadrilátero de fundação da cidade formado pelos morros do Castelo, de Santo Antônio, de São Bento e da Conceição; Niterói, Catete, Santa Cruz, Catumbi, Paquetá, Penha e Saara.

2016 – No ano dos Jogos Olímpicos do Rio, o Rolé Carioca incluiu em seu roteiro o Circuito Porto, além dos bairros Maracanã, Engenho de Dentro, Copacabana, Del Castilho e Laranjeiras.

2017 – O Rolé realizou uma edição especial na véspera do Dia dos namorados, o Rolé do Amor. O projeto promoveu um roteiro pelo bairro da Glória passando pelo Palácio do Catete, Igreja Nossa Senhora da Glória do Outeiro, Aterro do Flamengo, Marina da Glória, Memorial Getúlio Vargas, entre outros pontos importantes.