A imagem que viralizou nas redes essa semana foi a expressão da senhora Maria das Graças, mãe de menina Eloá, ao receber um certificado por ter se destacado neste ano letivo na Escola Estadual Dr. Fernando Amos Siriani, em Bragança Paulista (SP). A foto que registrou o momento da entrega foi publicada na página da unidade no sábado e ultrapassou 70 mil curtidas. Para os professores de Eloá de Oliveira Rosa, que está no 7º ano do Ensino Fundamental, ela é uma “aluna completa”.
A professora de Língua Portuguesa Tatiana de Lima Cardoso explicou que organizou o Sarau Literário para marcar o dia da entrega dos certificados para três alunos de cada série pelo desempenho exemplar que tiveram ao longo do ano.
— (A mãe) já entrou chorando na sala. Ela me disse que ficou muito feliz de a filha receber esse certificado. Nós professores nem imaginamos como que para os alunos esse reconhecimento é importante, mas isso também emociona a gente. Eloá é uma ótima menina — frisou Tatiana, acrescentando ter ficado bastante surpresa com a repercussão.
Maria foi chamada para posar para uma foto ao lado da filha. Neste momento, a mulher começou a chorar copiosamente, abraçada a Eloá.
“No início, ela tentou se esconder da foto, com vergonha por estar chorando, porque a emoção foi muito grande. Então, a acalmei e disse que era um momento importante, que elas estavam lindas e então ela deixou que eu a fotografasse”, relata a coordenadora da escola, Cecília Fontaneta, responsável por registrar as imagens dos alunos no evento.
Maria explica que se emocionou ao ver a filha sendo elogiada e homenageada pelos professores. A dona de casa, que estudou até a sétima série do ensino fundamental e deixou a escola para trabalhar, afirma que sempre incentivou Eloá a ser uma boa aluna.
— Era uma coisa tão simples, não imaginamos que fosse repercutir tanto — disse a professora, que deu aula para Eloá em 2017. — Os professores dela nesse ano a indicaram como aluna destaque. Eles sabem do potencial dela, fizeram essa escolha porque ela é uma aluna completa.
Segundo Tatiana, Eloá superou as dificuldades nas disciplinas de forma geral, melhorando as notas em comparação com a série anterior. A professora afirmou que escolha de quem recebe o certificado também considera os alunos que se superam.
— Ela começou a se empenhar e a tirar boas notas — disse Tatiana.
A mãe da aluna contou na escola que parte desse aprimoramento se deve aos conselhos do pai da adolescente, que passou para a filha a importância de se dedicar aos estudos. Ainda que seus irmãos mais velhos não tenham concluído a escola, seu pai a incentivava a estudar e a ajudava sempre que possível nas tarefas. A dona de casa revela que a emoção aflorou ainda mais em razão das lembranças do marido, que morreu em 25 de agosto deste ano, após sofrer um infarto. O homem, de 54 anos, costumava incentivar e ajudar a filha mais nova nos estudos.Segundo Tatiana, a caçula deseja cursar Direito na faculdade. Embora o pai dela tenha morrido há três meses, a professora ressaltou que o desempenho de Eloá não caiu.