Cinemão realiza mostra voltada para o mês da Consciência Negra
Numa forma de celebrar o mês de novembro, que é o mês da Consciência Negra, o Cinemão realiza de 20 a 26 de novembro a Mostra Cinemão Negra. Serão exibidos de forma gratuita filmes que retratam a cultura negra e também problemas enfrentados, como o racismo. A programação conta com os longas A Batalha do Passinho, de Emilio Domingues, 5x Favela – Agora por Nós Mesmos, produzido por Carlos Diegues e Renata de Almeida Magalhães e Auto de Resistência, dos diretores Lula Carvalho e Natasha Neri.
Sobre o Cinemão
O Cinemão é uma rede exibidora popular. É uma sala de cinema móvel. Trata-se de uma carro aparelhado para exibição de filmes, equipado com projetor de alta performance, super telão inflável, sistema de som, cadeiras e pipoqueira.
Este projeto está em atividade desde 2010 e protagoniza o maior número de intervenções cinematográficas em espaços públicos no Rio de Janeiro.
O objetivo principal é democratizar e promover o cinema brasileiro de forma prática, gratuita e eficiente. O projeto exibe uma produção nacional (curtas e longas de todos os gêneros) de forma democrática e acessível, atendendo a toda e qualquer população. Também faz parte deste projeto a realização de oficinas de audiovisual para crianças e adolescentes.
A partir de acordos com distribuidores nacionais, o Cinemão funciona como uma importante janela para democratização do cinema brasileiro.
Também realiza oficinas de audiovisual e usa tecnologia própria por meio do Aplicativo “Cinemão” para o estímulo de construção de narrativas populares.
Com o intuito de difundir ainda mais as realizações propostas e atuar no processo de formação de plateias para o cinema nacional, tanto a exibição dos filmes e as oficinas possuem entrada franca em todas as suas atividades.