Oficina de comunicação em Salvador

Créditos: Paulo Almeida

Somos aprendizes da comunicação!

Estudantes, professores, gestores e demais funcionários da Escola Nova no bairro da Paz, Salvador, participaram nesta segunda-feira, 19, da oficina Democratização da Comunicação: Cuidado! Fake News é crime. A oficina foi uma proposta da direção da escola, planejada coletivamente entre os profissionais e oferecida para o público infantil e adulto.

Crédito: Paulo Almeida / ANF

O pedagogo Wilson Prazeres, o jornalista Anderson França e o ator Bira Mendes representantes do coletivo de comunicação Bairro da Paz News interagiram com as crianças através do espetáculo “Fake News” elaborado especialmente para esta atividade, e assim foi possível de maneira lúdica ter algumas noções de como agir diante das notícias falsas.

Crédito: Paulo Almeida / ANF

A oficina para os adultos ministrada por Paulo de Almeida Filho, jornalista e mestre em gestão da educação, tecnologia e redes sociais e editor da ANF – Agência de Notícias das Favelas e do Bairro da Paz News, abordou sobre a liberdade de expressão, a responsabilidade e a importância das fontes para garantir a veracidade das notícias e sobre rede digital.

Crédito: Paulo Almeida / ANF

 

No segundo momento a advogada e juíza de Paz Suely Reis, que também é coordenadora executiva do Conselho de Moradores do Bairro da Paz, explanou sobre alguns crimes digitais como: calúnia, difamação, exposição de terceiros sem autorização e extorsões, citou as punições correspondentes para cada infração e como ter suporte jurídico.

O feedback do público foi gratificante e construtivo, pois a troca de experiência entre os palestrantes e a plateia criou um ambiente de integração e interação, alguns relatos pessoais e fatos noticiados também fizeram parte da dinâmica da oficina.
Os profissionais são moradores do Bairro da Paz e desenvolvem ações em parcerias com instituições locais e fora do bairro. “Quem não se comunica, se trumbica”.

Artigo anteriorMostra Cinemão Negra
Próximo artigoFael Tujaviu, fruto da favela
Paulo de Almeida Filho
Jornalista, Especialista em Comunicação Comunitária, Mestre em Gestão da Educação, Tecnologias e Redes Sociais - UNEB - Universidade do Estado da Bahia. Editor da Agência de Notícias das Favelas. Pesquisador do CRDH- Centro de Referência e Desenvolvimento em Humanidades - UNEB - Universidade do Estado da Bahia. Professor de Pós Graduação, em Comunicação e Diversidade, na Escola Baiana de Comunicação. Assessor da REDE MIDICOM- Rede das Mídias Comunitárias de Salvador. Membro do Grupo de Pesquisa TIPEMSE - Tecnologias, Inovação Pedagógicas e Mobilização Social pela Educação. Articulado Comunitário do Coletivo de Comunicação Bairro da Paz News. Membro da Frente Baiana pela Democratização da Comunicação. Integrante do Fórum de Saúde das Periferias da Bahia. Membro da Frente de Evangélicos pelo Estado de Direito- Núcleo Bahia. Integrante da Rede de Proteção de Jornalistas e Comunicadores Coordenador Social do Conselho de Moradores do Bairro da Paz, EduComunicador e Consultor em Mídias Periféricas.