Arame Farpado – Filme sobre o assassinato de Marielle Franco e outras lideranças

O interesse em realizar esse filme surgiu a partir da necessidade de revelar o alarmante número de ativistas que são assassinados todos os anos no Brasil. Somente em 2017, a ONG Front Line Defenders contabilizou 68 homicídios, que representam 22% do total em todo o mundo. A maioria dos casos acontecem em regiões afastadas dos grandes centros urbanos e a população não fica sabendo sobre isso, pois não é noticiado na grande mídia. O questionamento sobre o porquê dessas pessoas estarem sendo executadas foi o que motivou a criação desse projeto. Não é aceitável que vozes sejam silenciadas pelo simples fato de lutarem por direitos básicos de suas comunidades e que estejamos reféns da “lei da bala”.

À partir do assassinato de três lideranças: a vereadora Marielle Franco do Rio de Janeiro – RJ; o índio Eusébio, membro do conselho gestor da etnia Ka’apor no Alto Turiaçu – MA e Cleomar Rodrigues, dirigente da Liga dos Camponeses Pobres em Pedras de Maria da Cruz – MG, investigaremos as causas que levaram aos homicídios e vamos construir um debate sobre as formas de resistência e organização de camponeses, indígenas e do povo negro das periferias. Percorremos os cenários da floresta amazônica, do sertão mineiro e das favelas cariocas onde, apesar de contextos e lutas completamente distintas, as realidades convergem em vários pontos como a perseguição e extermínio de lideranças, omissão ou conluio do poder público, violência policial, pistolagem, desigualdade social, racismo e criminalização dos ativistas.

Fazer cinema é caro e complexo, principalmente quando envolve deslocamento entre estados. Os meios de financiamento no Brasil são oriundos de leis de incentivo e editais que envolvem o governo ou grandes empresas. Não há interesse dessas pessoas em financiarem um projeto como o nosso.

A equipe é responsável pela produção dos filmes políticos “Domínio Público” – www.catarse.me/dominiopublico e “Livres”, www.catarse.me/livres – ambos financiados através do Catarse e elogiados por público e crítica.Está precisando da  colaboração de todos para a realização de mais uma obra que põe o dedo nas feridas abertas do nosso país. Apoie com qualquer valor a partir de R$10,00 e faça esse filme acontecer.

Como ajudar?

https://www.catarse.me/aramefarpado

https://www.facebook.com/aramefarpadofilme