Projeto promove inclusão social através do futebol
Projeto “jovens campeões” muda vida de crianças e jovens de comunidades e promove desenvolvimento educacional.
O futebol por ser um esporte de massa em nosso país, que leva para os estádios milhares de pessoas, motiva muitos garotos a praticarem este esporte. Em diversas comunidades é possível encontrar campinhos e quadras, sempre com crianças e adolescentes jogando uma partida de futebol entre os amigos. Observando essas ações, a ONG Grupo Cultura Urbana lançou em 2012 o projeto Jovens Campeões que utiliza o futebol como ferramenta para promover a inclusão social e o desenvolvimento educacional e pessoal de crianças e jovens das comunidades Morro do Jordão, Nova Aurora e Curupaiti, em Jacarepaguá. E o que mais chama atenção dos alunos é a possibilidade de se tornarem profissionais dentro das quatro linhas.
Jovens moradores de comunidades, como: Amanda Ingrid, 17 anos. Ela teve sua rotina transformada por causa do projeto. Mesmo apaixonada pelo futebol, ela não tinha condições de fazer parte de um time e aprender com quem sabe. Sua rotina é cheia de atividades. Ela cuida de duas irmãs, arruma a casa e ainda estuda. A família não pode arcar com um treino numa escola de futebol. Mas no projeto, ela treina, aprende lições valiosas como: respeito e companheirismo. “Eu estou nos “Jovens Campeões” porque como eu moro numa comunidade que tem vários problemas sociais, violência e coisas erradas, eu não quero isso pro meu futuro. Quero ser alguém na vida, seja no futebol ou como uma professora de educação física”, comenta ela.
O projeto tem um papel crucial na vida dos alunos e na sociedade. O Educador Comunitário do Jovens Campeões, José Nascimento, conhecido na comunidade do Jordão como Zé, conta que essa iniciativa tem avançado muito, os próprios familiares os procuram para relatar o resultado alcançado.
O esporte pode gerar vida e esperança, mas ele não é tudo. Para Fabrício Silvestre, o diretor do Grupo Cultura Urbana, “a educação aqui é levada a sério. Temos contato com as escolas e a equipe de apoio realiza visitas para supervisionar a presença e desenvolvimentos dos alunos/atletas dentro da sala de aula”, conta ele. Isso faz o projeto uma referência nas comunidades dos bairros do Tanque e Taquara, zona oeste do Rio de Janeiro. E acrescenta que “o foco é utilizar o futebol como uma ferramenta de inclusão social, com um grande potencial educativo, capaz de contribuir na formação da cidadania, no combate à violência, respeito aos direitos humanos, entre outros importantes fatores”.
O aluno/atleta Alisson de Lana Lima é outro jovem que tem o sonho de ser um jogador de futebol, mas aprendeu que o campo não é suficiente para chegar ao seu objetivo. “Eu já tinha largado a escola pra ficar na rua o dia inteiro. Eu estava fazendo muitas coisas que não devia. Até que o “Jovens Campeões” entrou na minha vida. Então, eu compreendi que o melhor para mim é estudar e jogar futebol”, conta ele.
O futebol requer alguns instrumentos como chuteira, bola, uniforme entre outros materiais esportivos. Porém nem sempre o projeto consegue oferecer esses assessórios a todos. Numa parceria do Grupo Cultura Urbana e o Maracanã é possível todos contribuírem para o desenvolvimento de cada aluno. O grande jogador Zico também entrou nessa luta em favor dos alunos. A campanha arrecada chuteiras novas ou usadas, mas em bom estado, para que os todos possam treinar e competir no campo.
Se você deseja participar, pode fazer sua doação no próprio Maracanã, e ainda ganhar 1 par de ingresso para o Maracanã Tour (somente para doações realizadas diretamente no Maracanã. O endereço é: Av Radial Oeste s/n de 9 às 17H – Portão 2. Já quem mora na zona oeste, pode se dirigir a Leroy Merlin de Jacarepaguá: Rua Cândido Benício, 3936 – Tanque (Horário de funcionamento da loja). Para conhecer melhor o projeto acesse www.grupoculturaurbana.org ou www.instagram.com/grupoculturaurbana
O ano está acabando, e essa campanha vai até o dia 09 de janeiro. Então não perca tempo.