Educadores e coordenadores escolares da Escola Municipal Nova do Bairro da Paz participaram da pré-jornada pedagógica, encontro que aconteceu no dia 19/12 dentro do cronograma escolar que encerrou as atividades do ano letivo e iniciou o planejamento para a jornada pedagógica a ser realizada em Fevereiro de 2019.
Entre os assuntos em pauta como: a avaliação do corpo docente e quais estratégias serão adotadas para o próximo ano, planejamento das ações e o jornal A Voz da Favela foram analisados como forma metodológica para ser utilizado em atividades complementares da sala de aula.
A coordenação e educadores comentaram sobre a importância da comunicação ser de fácil acesso e transparente também no ambiente escolar e como as atividades desenvolvidas podem ser contextualizadas com a realidade dos educandos e no seu entorno tendo a comunicação e a produção de conteúdo como ferramenta pedagógica.
Segue depoimento de Elida Machado uma das professoras da Escola Nova “Percebi que o jornal A VOZ DA FAVELA, tem por finalidade informar acontecimentos sociais, cultural e lazer das comunidades. Ao folhearmos suas páginas encontra-se inúmeras notícias de suma importâncias como alertas, programação, eventos outros, cujo objetivo não é apenas entreter e sim informar sobre o dia-a-dia local do leitor”.
“Parabéns aos colaboradores, ao emissor, a ANF por oportunizar um instrumento tão rico e de fácil acesso a nossa comunidade.”
O jornal A Voz da Favela é uma produção da Agência de Notícias das Favelas-ANF, com sede no Rio de Janeiro e que a partir de 2019 será produzido em Salvador dentro do curso para comunicadores sociais Rede de Agentes Comunitários de Comunicação-RACC com a colaboração do Coletivo de Comunicação Bairro da Paz News.
Os profissionais da escola tiveram o primeiro contato com o jornal após a realização da oficina sobre a democratização da comunicação e o combate às notícias falsas (fake news).
A EduComunicação é uma metodologia que estimula os professores a se qualificarem através das TIC’s e potencializa a utilização das ferramentas comunicacionais e tecnológicas nas suas atividades diárias.
A possibilidade de ter um veículo de comunicação contribuindo para as atividades escolares é de suma importância para todos envolvidos, uma vez que o torna referência midiatica sendo uma ponte entre os produtores de notícias e o público local.
Para Jurema Oliveira que é a diretora da escola isso é fundamental para troca e avaliação e reflexão do ano letivo projetando o ano que vem.