O Karatê como instrumento de formação e inclusão social

O Mestre Edmundo Silva Andrade coordena o Shihan Karatê Clube no Bairro da Paz, que ao longo de 10 anos vêm promovendo a cidadania dentro do tatame. Além da formação de atletas, o objetivo do karatê é a formação do caráter, como diz uma das frases do lema das artes maciais, e a consciência na participação da sociedade para promover a paz e a justiça social. Alguns discípulos do Mestre Edmundo, que começaram na infância ou adolescência, atuam hoje auxiliando nas aulas no Dojô, no Bairro da Paz e em outros bairros como instrutores.

Créditos – Paulo de Almeida

Em Novembro, aconteceu mais um exame de faixas e dezenas de karatecas foram graduados e ascenderam nas categorias infantil, juvenil e adulto. O público compareceu para prestigiar o evento, entre familiares e amigos dos atletas, também estiveram presentes três juízes da FBK – Federação Bahiana de Karate que avaliaram o desempenho dos atletas e parabenizaram a organização do evento.

A equipe do Mestre Edmundo é Bicampeã brasileira, títulos conquistados nos anos de 2016 e 2017 em Palmas/ TO e no Rio de Janeiro/ RJ. Os treinos acontecem segundas, quartas e sextas-feiras, na ONG Renovação. Oss.

 

Artigo anteriorEmpatia
Próximo artigoExcesso de açúcar causa doçura no olhar
Paulo de Almeida Filho
Jornalista, Especialista em Comunicação Comunitária, Mestre em Gestão da Educação, Tecnologias e Redes Sociais - UNEB - Universidade do Estado da Bahia. Editor da Agência de Notícias das Favelas. Pesquisador do CRDH- Centro de Referência e Desenvolvimento em Humanidades - UNEB - Universidade do Estado da Bahia. Professor de Pós Graduação, em Comunicação e Diversidade, na Escola Baiana de Comunicação. Assessor da REDE MIDICOM- Rede das Mídias Comunitárias de Salvador. Membro do Grupo de Pesquisa TIPEMSE - Tecnologias, Inovação Pedagógicas e Mobilização Social pela Educação. Articulado Comunitário do Coletivo de Comunicação Bairro da Paz News. Membro da Frente Baiana pela Democratização da Comunicação. Integrante do Fórum de Saúde das Periferias da Bahia. Membro da Frente de Evangélicos pelo Estado de Direito- Núcleo Bahia. Integrante da Rede de Proteção de Jornalistas e Comunicadores Coordenador Social do Conselho de Moradores do Bairro da Paz, EduComunicador e Consultor em Mídias Periféricas.