Dáurea Gramático e Jacqueline Fernandes ouviram relatos e buscaram retratar as diversas faces das comunidades.
De um lado, histórias divertidas e inusitadas e do outro, relatos da violência que ainda prejudica grande parte dos moradores de favelas do Rio de Janeiro. Essas histórias estão no livro “Na favela” escrito pelas jornalistas Jacqueline Fernandes e Dáurea Gramático que conta com narrativas sob perspectivas diferentes: Dáurea nunca morou na favela e Jacqueline nasceu e foi criada em uma. Elas unem suas visões e transferem para o livro os acontecimentos ouvidos e vividos nos locais.
O livro que fala sobre as histórias das favelas do Rio, não deixa de destacar também a importância de alguns relatos vividos por moradores das regiões visitadas. De forma documental e de crônicas, a obra vai da violência ao humor no desenrolar das páginas. A publicação, também, reúne algumas fotos a fim de dar forma a imaginação de quem pensa como seria o interior das comunidades.
“A ideia surgiu da oportunidade de falar de um assunto que desperta muita curiosidade, principalmente em pessoas que nunca foram na favela. A gente calcula que talvez tenha uma boa repercussão no exterior, pois é muito grande a curiosidade sobre o modo de viver na favela.” – Revela Dáurea Gramático.
“O livro tem histórias de violência, porque infelizmente ainda é uma realidade dos locais e é importante ser contada. Mas, eu também quis tirar o estereótipo de que na favela só existe isso. Tem muito relato interessante e até os que envolvem violência, eu coloco sob uma outra perspectiva”. – Destaca Jacqueline.
O lançamento do livro será dia 18 de Janeiro, na livraria Blooks no Espaço Itaú de Cinema, praia de Botafogo 316