Além dos famosos meses de conscientização contra a doença, o “Outubro Rosa” (câncer de mama e colo de útero) e o “Novembro Azul” (câncer de próstata), há várias outras datas com esse intuito durante o ano. E nesse mês de fevereiro, há duas muito importantes.
No dia 4, acontece o Dia Mundial do Câncer. O objetivo da data é fazer com que toda a sociedade discuta o assunto, com a missão de evitar muitas mortes, por meio do aumento da consciência e educação sobre a doença. Reforça-se a importância da adoção de hábitos saudáveis e do diagnóstico precoce. Um estilo de vida mais saudável, com prática de exercícios físicos, hábitos alimentares adequados, e livre de fumo, ajuda muito. Muitas mortes por câncer estão relacionadas a um mau comportamento físico. Os chamados “fatores de risco de câncer” podem ser evitados com essas mudanças simples. Fatores genéticos também pesam, e aí que está a necessidade de prevenção e diagnóstico precoce.
No dia 15, acontece o Dia Internacional de Luta contra o Câncer na Infância. O objetivo é promover a conscientização global quanto à importância da luta contra o câncer infanto-juvenil. Também visa mostrar que todas as crianças e adolescentes merecem o melhor atendimento médico possível, independente do país de origem ou classe social, pois há uma disparidade no acesso ao tratamento do câncer infantil em países de baixa e média renda, onde acontecem a maioria dos casos. O câncer é a segunda causa de morte entre jovens até os 19 anos de idade, de acordo com dados do INCA. Lembrando que o tipo mais frequente é a leucemia, que podemos ajudar ao doar medula óssea aos Hemocentros. Todos nós podemos contribuir na luta contra essa terrível doença, que pode se apresentar de muitas maneiras.