SUA DIVERSÃO – Carnaval

Processed with VSCOcam

O carnaval já toma conta da cidade e de suas apresentações culturais pouco a pouco as pessoas são tomadas pela alegria da Farra Momesca.

OCUPA WALTER – Mostra de filmes baianos

Até sexta-feira dia 22 a Sala Walter da Silveira tem uma mostra gratuita dedicada a exibição de filmes baianos contemporâneos. A mostra marca o enceramento das atividades do CUAL, que exibe seus filmes mais recentes. Todas as sessões acontecem a partir das 19h.

Sexta-feira (22)

– A camarotização do carnaval

– Gente Bonita, de Leon Sampaio

Onde: Sala Walter da Silveira – Barris

Horario: 19h

Valor: GRÁTIS

Bailinho de Carnaval no Eugênio

O Museu Eugênio Teixeira Leal realiza o baile “O Carnaval de Salvador é Diferente” voltado para o público da terceira idade, com concurso de música e eleição da rainha e o rei do carnaval, traga seu traje a fantasia, nesta sexta feira (22), das 14h às 17h, com entrada gratuita.

Onde; Cine-Teatro Goés Calmon, rua do Açouquinho – Pelourinho

Horario: 14h

Valor: GRÁTIS

Música no Parque com Ilê Aiyê

Neste sábado o mais belos dos belos trará cor e beleza à Música no Parque. A banda Ilê Aiyê será a atração do próximo sábado (23), do projeto que acontece no Parque Costa Azul, a partir das 17 horas com abertura de Gab Ferreira.

Atualmente, comandada pelos cantores Jauncy Oju Bará, Iana Marucha, Marcos Costa, Juarez Mesquita e Iracema Kiliane, a Band’ Aiyê é acompanhada por nove percussionistas que obedecem ao ritmo dos maestros e arranjadores Kehindê Boa Morte e Mario Pam. A Band’Aiyê têm feito apresentações nacionais e internacionais levando a música afro-baiana para os palcos do mundo.

Onde: Parque Costa Azul

Horario: 17h

Valor: GRÁTIS

Banho de Mar à Fantasia da Ladeira da Preguiça

Neste domingo, dia 24, talentos da nova geração da música baiana se apresentam no Banho de Mar à Fantasia, evento que acontece há décadas na Ladeira da Preguiça. Aberto ao público, a programação acontece a partir das 9 horas tendo o patrocínio De uma cervejaria.

Uma das três primeiras ladeiras construídas em Salvador, a Ladeira da Preguiça ficou conhecida pela canção famosa na voz de Gilberto Gil e Elis Regina. Entre o Dois de Julho e o Comercio, ligando cidade baixa a cidade alta, o local servirá de passarela para o Banho de Mar à Fantasia.

A programação será aberta com Ministério Público, show de Samba 2 de Julho e participação de Guiga de Ogum. Às 12h começa o cortejo pelas ruas do Dois de Julho com destino à Praia da Preguiça, acompanhado da Fanfarra da Preguiça, os mascarados de Maragogipe e as Cabeçorras de Cachoeira. O show de Afrocidade, com participação de Luedji Luna e Xênia França, show de Xarope MC e discotecagem de DJ Roger N Roll fecham a festa no palco da Praia da Preguiça.

Promovido pelo Centro Cultural Que Ladeira é Essa? e Salvador Meu Amor, o Banho de Mar à Fantasia resgata uma tradição criada nos anos de 1930. Um das referencias de festejos pré-carnavalescos da capital baiana, foi lá que nasceu os primeiros blocos de travestidos da Bahia, a exemplo das Kuviteiras e As Muquiranas.

Após uma parada de 20 anos, o projeto foi retomado em 2013, com um intuito para além da folia, de alertar para o processo de esvaziamento da ladeira.

Onde: Ladeira da Preguiça

Horário: 9:00hs

Valor: GRÁTIS

DOMINGO NO TCA – Baile Concerto

Com um repertório composto por músicas de antigos carnavais, a Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA) antecipa a atmosfera do carnaval no projeto Domingo no TCA, onde apresenta “Baile Concerto”, sob a regência do maestro Carlos Prazeres.

A apresentação, que promove um olhar sinfônico sobre as marchinhas de carnaval, conta com as participações do grupo Bailinho de Quinta e do artista Armandinho Macêdo. A orquestra passeia também por canções presente nos primeiros trios elétricos, criadas por Armandinho, Dodô e Osmar, Moraes Moreira e Luiz Caldas, Gerônimo e Caetano Veloso.

Os ingressos são adquiridos apenas no dia, a partir de 9h, com acesso imediato do público.

Onde: Teatro Castro Alves – TCA

Horario: 11h

Valor: R$1,00 (inteira) e R$0,50 (meia)

Até semana que vem literalmente no carnaval.