“É fevereiro na Bahia”

Créditos: Ana Beatriz Moda

Segunda escola a passar na Sapucaí nesse sábado, a Renascer de Jacarepaguá trouxe o enredo “Dias de Fevereiro no Rio Vermelho”, e transportou para a avenida as homenagens à Iemanjá que acontecem no bairro Rio Vermelho, em Salvador, Bahia. Festejada no dia 2 de fevereiro na maior parte das religiões, Iemanjá era a orixá de uma nação iorubá, os Egba. Em algumas crenças, é sincretizada como Nossa Senhora da Conceição, Nossa Senhora das Candeias ou até Nossa Senhora dos Navegantes.

E é justamente na Bahia onde ocorrem as mais simbólicas homenagens. Na data de veneração, o Rio Vermelho fica lotado fiéis, que buscam embarcações para que os presentes sejam ofertados em troca das mais diversas graças.

As 21 alas seguiram nesse caminhos e representaram cenários e orixás, como Ogum, Xangô, Oxóssi, Iansã e Oxum. Algumas mostraram importantes manifestações africanas, como o candomblé, a umbanda e a capoeira. A 20ª ala trouxe o barquinho de Iemanjá, e madeira e pintado de azul e branco, tradição das festas, com seus devotos lançando oferendas. Os 4 carros alegóricos vieram mostrando localidades importantes, como o segundo, que mostrou o Dique do Tororó, único manancial natural de Salvador, com as oito esculturas de orixá flutuando no espelho d’água.

Segundo carro da Renascer, representando o Dique do Tororó. Créditos: Karen Melo

Na avenida, a escola teve alguma confusão na concentração, como com o local de desfile de um destaque e com demora em uma alegoria. Mas todo o resto correu bem, e a escola terminou no limite do tempo.

A Renascer vem de um 9º lugar na série A de 2018, e tem um título dessa divisão na conta, conquistado em 2011.