Aula inaugural do curso RACC- Rede de Agentes Comunitários de Comunicação.

Boas vindas dadas, feitas as devidas apresentações dos parceiros FTC e Coelba, que falaram da importância da parceria, a equipe técnica (membros do Rio de Janeiro e de Salvador), informou aos estudantes sobre benefícios e suas responsabilidades, possibilidades e sobre as etapas do curso.

Em seguida foi ministrada a palestra sobre comunicação comunitária com o Jornalista André Fernandes, fundador e diretor da Agência de Notícias das Favelas- ANF com sede no Rio de Janeiro, atualmente com escritório no Bairro da Paz.

André falou da sua trajetória de quando era agente de saúde, os trabalhos missionários, seu livro (Perseguindo um Sonho), já na terceira edição exportado para diversos países, comentou de como foi seduzido para a área da comunicação, tornando- se uma referência comunitária e servindo de fonte para vários veículos de comunicação da cidade e do estado do Rio de Janeiro, fazendo articulação entre gestores públicos, instituições locais e moradores.

André Fernandes junto com as representantes da FTC e Coelba

No segundo momento o instrutor Gelton Cruz apresentou a turma o WordPress, mostrando ferramentas disponíveis no portal da A.N.F. onde os estudantes terão suas produções inseridas ao longo do curso e posteriormente também tornando- se colaboradores da rede de comunicação em Salvador representando suas periferias.

A cada encontro os estudantes terão contato com tema específico para a construção das suas pautas e notícias, assim como palestras de temas livres que servirão de base para desenvolver as matérias para o jornal A Voz da Favela que terá sua primeira edição exclusiva lançada no mês de Abril com 50 mil exemplares.

Jornal A Voz da Favela- Edição de Março
Artigo anteriorÉ por Marielle, é pelas vidas das mulheres, no Museu da Maré
Próximo artigoVizinho assassino
Paulo de Almeida Filho
Jornalista, Especialista em Comunicação Comunitária, Mestre em Gestão da Educação, Tecnologias e Redes Sociais - UNEB - Universidade do Estado da Bahia. Editor da Agência de Notícias das Favelas. Pesquisador do CRDH- Centro de Referência e Desenvolvimento em Humanidades - UNEB - Universidade do Estado da Bahia. Professor de Pós Graduação, em Comunicação e Diversidade, na Escola Baiana de Comunicação. Assessor da REDE MIDICOM- Rede das Mídias Comunitárias de Salvador. Membro do Grupo de Pesquisa TIPEMSE - Tecnologias, Inovação Pedagógicas e Mobilização Social pela Educação. Articulado Comunitário do Coletivo de Comunicação Bairro da Paz News. Membro da Frente Baiana pela Democratização da Comunicação. Integrante do Fórum de Saúde das Periferias da Bahia. Membro da Frente de Evangélicos pelo Estado de Direito- Núcleo Bahia. Integrante da Rede de Proteção de Jornalistas e Comunicadores Coordenador Social do Conselho de Moradores do Bairro da Paz, EduComunicador e Consultor em Mídias Periféricas.