O MAB – Museu da Abolição (http://museudaabolicao.museus.gov.br) com apoio cultural do Instituto Joaquim Herrera Flores (https://joaquinherreraflores.org), estão com as inscrições abertas para o 1º Ciclo de Oficinas do Projeto Rodas de Conversa – Racismo e Discurso.
O Projeto Rodas de Conversa, é uma iniciativa cultural que visa estimular, difundir e investigar métodos e práticas do pensamento crítico acerca de temas relacionados com as lutas em defesa dos direitos humano. Em sua primeira edição na cidade de Recife, o tema abordado será “Racismo e Discurso na América Latina”, a partir da obra de mesmo título, organizada por Teun A. Van Dijk.
Discursos raciais contemporâneos se apresentam como ecos do período colonial e escravista, que transpassam o tempo e a ruptura histórica da abolição da escravidão no Brasil, até os dias atuais. O legado de exclusão e de desigualdade econômica e social, impõe a necessidade de investigar e dar visibilidade continuamente, às raízes mais profundas do racismo e seus processos de reprodução diária (DIJK, 2008), que operam no dia-a-dia das sutilizas de campanhas de marketing e nos folhetins televisivos, assim como nos discursos identificados no modelo decisório da judicialização dos crimes de racismo e de injúria racial no estado de Pernambuco.
Como elemento preparatório ao debate promovido nas rodas de conversa, será apresentado aos participantes a metodologia do “Diamante Ético” criada por Herrera Flores, permitindo sistematizar o estudo crítico dos discursos de racismo, a partir de contextos, práticas, narrativas e instituições – elementos presentes na estrutura analítica proposta por Herrera Flores, promovendo assim, a partir do diálogo entre esses autores, uma maior fluidez e objetividade ao percurso metodológico.
As oficinas de rodas de conversa buscam promover o estudo crítico desses discursos, com o objetivo de permitir, ao final, a criação coletiva de um “capítulo inédito”, produzido pelos participantes das oficinas de rodas de conversa, que realizarão a coleta de material e um breve estudo crítico dos discursos racistas identificados na cidade de Recife e região metropolitana.
As oficinas de rodas de conversa ocorrerão em cinco encontros, realizados aos sábados no horário de 14 as 16:30 horas, no auditório do MAB-Museu da Abolição, localizado na Rua Benfica, nº 1150 – Madalena – Recife.
O curso é gratuito e haverá entrega de Certificados para os participantes que comparecerem no mínimo em 75% dos encontros. Esclarecemos que o número de vagas é limitado e terão prioridade os candidatos que participam de entidades ligadas à defesa dos direitos humanos e de igualdade racial.
As inscrições devem ser efetuadas pelo email: rodasdeconversa.mab@gmail.com. A Coordenação Geral fica por conta do Professor Alexandre Maciel Simões.
PROGRAMAÇÃO
27/04/2019 – Apresentação da metodologia do encontro; – Mesa de Debates: 30 Anos de judicialização dos crimes de racismo e injúria racial em Pernambuco: Um olhar crítico ao discurso judicial – Mesa Redonda (MPPE, OAB-PE e Instituições de Defesa da Igualdade Racial); – Rodas de Conversa.
11/05/2019
– Apresentações Culturais;
– Entrega de Certificados e Encerramento.