“Imagine uma nova história para sua vida e acredite nela”. Paulo Coelho
O terceiro setor age na ineficiência do estado promovendo ações que possam diminuir as desigualdades sociais e isso revela nossa inquietação com a necessidade da outra pessoa. Desenvolver projetos sociais mostra que nos importamos com nosso semelhante.
Vamos conhecer um grupo de pessoas que fazem a diferença na vida de muita gente através da prática social.
A associação Os Amigos de Clara Amizade Brasil Bahia (AACBA) – Clara Amizade atua há 20 anos no Brasil. Com atendimentos em alguns bairros da periferia de Salvador como: Bairro da Paz, São Cristóvão, Nova Brasília de Itapuã, Itapuã e Piatã.
A Clara Amizade oferece serviços com temáticas em Formação Humana e Cidadã, cursos básicos em artes e pintura sobre tecido, artesanatos (reciclagem para criações diversas, pintura em telhas, confecção de bonecas, etc.), beleza afro em módulos de: maquiagem social, maquiagem artística, tranças africanas e mega-hair, cursos profissionalizantes: Manicure e Pedicure, cursos na área de informática e comunicação e oficinas artísticas de dança, canto, teatro e passeios culturais.
O público beneficiado dessas ações são Crianças, Adolescentes e Jovens Adultos na sua maioria mulheres e comunidades.
Para desenvolver tantas atividades estão envolvidos diversos profissionais: educadores sociais, assistente social, pedagogo, coordenador, contador, merendeira, publicitaria, auxiliar administrativo, auxiliar de serviço geral, conselho de administração e fiscal. Assim como outros voluntários que atuam na associação e fazem parte da equipe gestora.
Em andamento estão acontecendo atividades sócio educativas nos centos comunitários, jornada pedagógica, formação humana, passeios culturais, Festival da Clara Amizade, Show de Talentos em um teatro de Salvador. Existe um planejamento também para comemorações de datas festivas (Páscoa, 21 anos de Fundação da Clara Amizade no Brasil, São João, Dia das Crianças, Dia da família, Semana da Amizade, entre outras).
A associação conta com apoio da Clara Amizade Internacional (Claire Amitié), Arquidiocese de São Salvador da Bahia, Centros Comunitários, Semps (Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza), Unesco– Criança Esperança, Instituto Sabin Phomenta (Programa de Aceleração), Serviço Social do Comércio (SESC- Mesa Brasil), Ação Social Arquidiocesana (ASA- Via Pastoral do Menor), Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA) Conselho Municipal de Assistência Social (CMASS), Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e Cogitare.
A associação Clara Amizade sempre está engajada em projetos que potencializa o desenvolvimento humano a partir dos objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU e as causas se baseiam ODS 1: Erradicação da Pobreza ODS 4: Educação de Qualidade ODS 5: Igualdade de Gênero ODS 8: Trabalho Decente e Crescimento Econômico ODS 10: Redução das Desigualdades.
Saiba mais:
Thérèse Cornille fundou uma associação na França no período de pós 2ª guerra mundial, e nos dias atuais realiza um trabalho de resgate de autoestima, de capacitação e convivência social de meninas e mulheres em diversos países, na França, na África (Senegal, Costa de Marfim, Níger, Burkina Fasso, Benin) e no Camboja em Phnom-Penh.
No Brasil a associação foi criada formalmente em 13 de maio de 2000, porém, antes da formalização, já havia um trabalho de escuta e conhecimento das famílias e suas necessidades, realizado por representantes das comunidades locais e missionárias da “Claire Amitié”.
Como missão e razão da sua existência a Clara Amizade prioriza em promover o desenvolvimento global de crianças, adolescentes, jovens e adultos em situação de vulnerabilidade social. Solidariedade, empatia e compaixão. Elementos fundamentais na realização de tal missão contribuindo na melhora de qualidade das pessoas.
As imagens são do arquivo da instituição.
Colaborou com as informações: Aucília Maria Santana Silva- Assistente Social.