Mudas de plantas para horta comunitária

A implantação de hortas comunitárias, e a plantação de mudas e árvores em áreas de Salvador, tem um objetivo muito maior do que embelezar a cidade.

Reprodução da internet: Mudas de plantas em Pau da Lima

Desde 2016, a Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria de Sustentabilidade, Inovação e Resiliência (Secis), já realizou a instalação de 25 hortas, sendo 13 urbanas e 12 em creches e escolas municipais.

A ação alerta ao cidadão a necessidade e importância da participação da população para a construção de uma cidade melhor. Locais que antes serviam para descarte de lixo e entulho foram transformados em áreas de plantação.

Moradores da comunidade podem cultivar hortaliças e leguminosas como manjericão, hortelã, alface, coentro, pimenta e tomate. Uma das voluntárias responsáveis pelo projeto, Thamires Santos, fala da importância das hortas para as comunidades.

“Além de trazer uma beleza visual, as hortas ajudam a população a ter uma alimentação mais saudável e de qualidade, já que semanalmente é realizada a colheita e, ainda, esses produtos são doados para a comunidade.”

Reprodução da internet: Plantio de hortas coletivas

André Fraga, titular da Secis, acredita que os benefícios ganhos pela população de Salvador com as hortas vão além da alimentação saudável. Ele conta que ouve histórias de vizinhos que moram próximos, se conheciam de vista, mas não se falavam. E hoje, tiram um tempo para interagir.