Mãos para o alto!
O soteropolitano passou a pagar R$ 4,00 pelo transporte público e de brinde Salvador ocupa a liderança da tarifa mais cara do Nordeste ao lado de Aracaju-Se.
O acordo entre Prefeitura e empresários do setor garante ainda a inserção de mil novos ônibus com ar-condicionado à atual frota até 2022, sendo 250 ônibus por ano. O metrô continuará cobrando o valor de R$ 3,70 até segunda ordem.
Até aqui nenhuma novidade, pois o conteúdo descrito acima foi veiculado nas principais mídias de Salvador. O que pouco se viu até então -e o que quase nunca se destaca- foi uma análise de como este reajuste afetará a vida do morador da periferia que usa o ônibus como principal meio de locomoção todos os dias.
Embora alguns reforcem a melhora no serviço de transporte em Salvador, se comparado aos anos passados, a população ainda carece em muitos quesitos.
Redução das Linhas
A redução das linhas de ônibus após a implementação do metrô é um ponto digno de atenção. A demora nos pontos de ônibus continua e parece piorar a cada dia. Embora a gestão pública insista em negar, essa é uma queixa recorrente nas regiões distantes do centro e não é difícil encontrar pessoas nos pontos de ônibus reclamando de estarem ali há horas.
Segurança pública
Não são raros os registros de assaltos à ônibus e algumas linhas são conhecidas, inclusive, por percorrerem trechos que oferecem riscos. É o caso dos ônibus que circulam pela Avenida Aliomar Baleeiro conhecida popularmente por Estrada Velha do Aeroporto. As condições das pistas e iluminação locais favorecem tais ações.
Falta estrutura
Sujeira, super lotação, ônibus velhos. Reza a lenda que este problema não é mais tão visível no centro da cidade, mas para a população da periferia continua tão evidente quanto 02 + 02 = 04. A linha Boca da Mata/Estação Mussurunga é um exemplo claro da super lotação.
Diante desse breve resumo das atuais condições dos ônibus da capital baiana, o reajuste para R$ 4,00 evidencia um acordo firmado tão somente em benefício dos empresários do setor. A opinião popular sequer foi consultada com a desculpa de que todo aumento de tarifa gera insatisfação. E, neste caso, com toda razão não é mesmo?
Os moradores das favelas de Salvador estão cada dia mais limitados aos seus entornos, privados do acesso às atividades do centro e por mais que a periferia procure o seu desenvolvimento, o povo soteropolitano tem direito à totalidade de Salvador e sua magnitude.
Sobre a promessa de 250 novos ônibus com ar-condicionado por ano até 2022, os trechos que receberão os primeiros novos ônibus já foram confirmados: partindo das estações Pirajá e Mussurunga em direção à Pituba, Barra e São Joaquim.
As manifestações já começaram como é possível conferir no texto “Não é por centavos é por DIREITOS ” de Jadson Nascimento.
Resta saber quando e quantos desses mil ônibus chegarão às favelas soteropolitanas.