Mudanças de atitudes da comunidade escolar e moradores de Pau da Lima.
A iniciativa é da ONG Canteiros Coletivos, coordenada pela Jornalista e Permacultora Débora Didonê, e visa melhorar a qualidade de vida da comunidade escolar e seu entorno, despertando em cada estudante e nos seus responsáveis a sensibilidade
necessária para cuidar do meio ambiente.
A Escola Municipal Sociedade Fraternal, está localizada em de Pau da Lima, onde anteriormente, sua calçada era repleta de lixo e entulho, causando diversos problemas, tais como proliferação de vetores, bloqueio para acesso à escola, acumulo de inertes, e claro, odor.
Atualmente, o descarte irregular de lixo, em especial defronte comunidades escolares
na cidade de Salvador, é uma problemática que está sendo trabalhada com equipes de educação ambiental em diversos outros bairros.
Débora Didonê revela:
“Sempre recebemos demanda de escolas pedindo nossa ajuda para plantar e ajudar a retirar o lixo. Decidimos, então, abrir as inscrições para termos uma ideia de quantas escolas tinha interesse e contabilizamos mais de 200 inscrições. Inicialmente, serão atendidas seis escolas, mas o nosso desejo é que esse projeto cresça para que possamos replicar em outros bairros”.
* Matéria publicada no jornal A Voz da Favela, edição de Abril de 2019.