Segurança pública tem sido tema recorrente na agenda pública, mas sua transformação profunda já esteve realmente em cogitação?
A Boitempo, a Livraria Leonardo da Vinci, a CartaCapital e o autor Luiz Eduardo Soares convidam para o debate de lançamento do livro DESMILITARIZAR. O evento acontece dia 24 de maio na Livraria Leonardo da Vinci com a presença do autor Luiz Eduardo Soares, coronel Ibis Pereira (ex-comandante geral da PMRJ), Jurema Werneck (diretora da Anistia Internacional no Brasil), a deputada Jandira Feghali (PCdoB) e o deputado Marcelo Freixo (PSOL).
Debate de lançamento do livro DESMILITARIZAR
sexta-feira, 24 de maio, às 18h30 na Livraria Leonardo da Vinci
Marquês do Herval, Av. Rio Branco, 185 – Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20040-007
SOBRE O LIVRO
📚 DESMILITARIZAR, de Luiz Eduardo Soares
☛ https://bit.ly/2Q9yMqd
Em Desmilitarizar: segurança pública e direitos humanos, o antropólogo Luiz Eduardo Soares coloca em questão as razões para o imobilismo brasileiro em face da questão da violência. A partir do entendimento dos problemas diagnosticados tanto na esfera pública quanto na privada, o autor oferece propostas e orientações claras para superá-los.
Os quatorze ensaios aqui reunidos estão estruturados em quatro pilares temáticos: polícia, drogas, raízes da violência e direitos humanos. Somados à introdução e ao posfácio, formam um conjunto coeso que demonstra que a problemática da violência letal, inclusive a praticada pelo Estado, é decisiva para a reconstrução democrática e o combate ao racismo, aos preconceitos e às desigualdades. Não ficam de fora análises sobre as contraditórias UPPs, a guerra às drogas, a intervenção militar no Rio de Janeiro, o pacote anticrime do ministro Sérgio Moro e sobre relações entre o poder público e o crime organizado. E o livro conta ainda com um Glossário sobre segurança pública.
Desmilitarizar vai além de uma reportagem jornalística ou mesmo da pesquisa acadêmica, seu maior objetivo é provocar mudanças em como encaramos a segurança pública no Brasil. Trazendo sua experiência como secretário Nacional de Segurança Pública, subsecretário de Segurança e coordenador de Segurança, Justiça e Cidadania do Estado do Rio de Janeiro, Luiz Eduardo Soares dirige-se não só a especialistas, mas também a ativistas, movimentos sociais, sindicatos e associações de policiais.