Honrando a tradição de rebeldia que acompanha sua história, o estado de Pernambuco colocou nas ruas mais de 100 mil pessoas em mais de dez manifestações ocorridas nesse 30 de Maio, convocadas pela (União Nacional dos Estudantes) UNE e pela União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES).
“A Frente Ampla avança na direção da vitória do povo brasileiro. Unimos a rapaziada que não foge da raia e enfrenta o leão e várias entidades e instituições ocupando as ruas pra valer e para derrotar o atraso do governo Bolsonaro” bradava Socorro Lacerda, representante da União Brasileira de Mulheres (UBM) na cidade de Petrolina, no Sertão do São Francisco. Por lá, a manifestação reuniu mais de 3000 pessoas, em geral estudantes da Universidade do Vale do Rio São Francisco (UNIVASF), da Universidade de Pernambuco (UPE), do Instituto Federal e de escolas públicas.
Já em Garanhuns, no Agreste Meridional, a manifestação reuniu cerca de 500 estudantes. “Em Garanhuns, o Diretório Central dos Estudantes da UPE, estudantes e trabalhadores estão mobilizados para barrar os cortes e a Reforma da Previdência! Não é cortando de onde mais precisa que faremos o país se desenvolver!” declarou William David, Diretor da União dos Estudantes de Pernambuco (UEP-Cândido Pinto) e Coordenador do DCE-UPE.
Mesmo com dia nublado e previsão de chuvas, que são bem comuns nessa época na Capital do Agreste, os estudantes de Caruaru cumpriram a promessa e deram uma verdadeira aula nas ruas. Além de entidades estudantis, como a UEP-Cândido Pinto, a UBES e a UESPE, entidades sindicais, movimentos sociais como a União de Negras e Negros pela Igualdade (UNEGRO) e a União Brasileira de Mulheres (UBM) e mandatos parlamentares também se fizeram presentes. Por todo o percurso seguido pela manifestação, muita gente no comércio e nas ruas demonstrava o apoio às causas defendidas pelos jovens.
Além de estudantes, vários pais e mães também foram vistos no ato. “A Educação é um grande tesouro das nossas gerações e das gerações futuras. O que for feito agora vai ecoar durante muito tempo, por isso precisamos defendê-la sempre! Já a Reforma da Previdência é um verdadeiro sacrifício dos direitos conquistados pela luta das mulheres e da Classe Trabalhadora. Não podemos deixar passar”, disse Ailza Trajano, da UNEGRO e da UBM em Caruaru.
Na capital pernambucana, a manifestação repetiu o feito e ainda aumentou: foram mais de 60 mil estudantes nas ruas, com bandeiras e faixas de diversas cores, num festival de palavras-de-ordem e de manifestações culturais. Simbolicamente, o ato mais uma vez se concentrou em frente ao prédio da mais antiga escola em funcionamento na América Latina, o Ginásio Pernambucano, fundado em 1825, onde estudaram figuras proeminentes de diversas áreas, como Ariano Suassuna, Assis Chateaubriand, Celso Furtado, Clarice Lispector, Epitácio Pessoa (ex-Presidente da República), João Barbalho (ex-Ministro do STF), José Lins do Rêgo e o militante político assassinado na Ditadura Militar, Fernando Santa Cruz.
Confira algumas imagens deste dia histórico: #30M em Pernambuco: