Jadson Nascimento dos Santos, 26 anos, morador do Curuzu, em Salvador, foi o estudante destaque da primeira edição do curso da RACC- Rede de Agentes Comunitários de Comunicação, sendo premiado com uma bolsa integral para o curso de jornalismo.
O referido curso é uma realização da ANF- Agência de Notícias das Favelas que, nesta primeira edição, em Salvador, contou com as parcerias da COELBA e da FTC- Faculdade de Tecnologia e Ciências. Esta premiou o supracitado estudante com uma bolsa integral de estudo.
A cerimônia de premiação e certificação aconteceu no último domingo (16/06) e contou com as presenças de alunos do curso e famílias; de André Fernandes, diretor da ANF; representantes da FTC; da COELBA; ouvintes inscritos para a cerimônia e as participações especiais do jornalista Caco Barcellos (apresentador do programa Profissão Repórter) e da cantora baiana, Margareth Menezes (entrevistada da terceira edição do jornal A voz da Favela).
Caco Barcellos, falou das suas motivações diárias, experiências, responsabilidades e os desafios de trabalhar com reportagens investigativas, dentre elas, as que tiveram repercussões nacional e internacionalmente. Além disso, o renomado jornalista parabenizou aos comunicadores sociais formados pela ANF e todos envolvidos nesta realização.
A cantora Margareth Menezes, por sua vez, elogiou o trabalho com foco na comunicação comunitária desenvolvido pela ANF, quanto à realização do curso da RACC em salvador, e desejou sucesso nos novos desafios, colocando-se a disposição para contribuir na medida do possível, felicitou os estudantes, toda equipe e parceiros envolvidos no processo.
No que tange, ao momento mais aguardado do evento, Jadson Nascimento foi anunciado como estudante destaque pelo Jornalista, Fundador e Diretor da ANF- Agência de Notícias das Favelas, André Fernandes, momento de muita emoção!
A premiação do jovem estudante foi fruto de muito empenho e dedicação nas atividades propostas pela ANF, no curso da RACC. Durante três meses, as aulas aconteceram aos sábados, na unidade da FTC. As aulas e palestras (com temáticas sobre o universo da comunicação e assuntos do cotidiano), abordadas por profissionais ligados à comunicação comunitária e movimentos sociais, foram preponderantes para a formação dos jovens.
Outro fator relevante é que nessa primeira etapa do curso em Salvador tivemos 165 inscritos; mais de 80 favelas representadas; 25 comunicadores selecionados; e 23 novos colaboradores concluíram o curso e se juntam a rede de colaboradores da ANF distribuídos em todo país.
É importante salientar também que, muito em breve, uma nova turma será iniciada e novos colaboradores chegarão pra ampliar a rede de comunicadores com o objetivo de democratização da comunicação.
Vida longa a comunicação comunitária!