A seleção brasileira entrou em campo, nesta terça-feira (19), pela última rodada da Copa do Mundo de Futebol Feminino. A equipe, sem a presença da volante Formiga, suspensa após segundo amarelo e lesionada, enfrentou a Itália, até então invicta na competição, com 2 vitórias em 2 partidas e, com um gol de pênalti de Marta, garantiu a vitória por 3×1 e a classificação para a próxima fase do campeonato.
O Brasil entrou em campo pressionado, necessitando arrancar um empate contra uma das mais fortes seleções do Mundial, após perder de virada para a Austrália, na última quinta-feira. Sem duas de suas principais jogadoras, Formiga e Andressa Alves, ambas lesionadas e sem condições de jogo, a seleção brasileira precisava de apenas um ponto para garantir a classificação, ficando entre as 4 melhores equipes que terminaram em 3° lugar.
Jogando bem e pressionando desde o início da partida, o Brasil criou diversas jogadas e levou perigo ao gol italiano. Aos 29 minutos do segundo tempo, Marta converte um gol de pênalti, se tornando, assim, a maior artilheira em Mundiais, tanto no feminino quanto no masculino, com 17 gols. O recorde anterior era do alemão Klose, com 16 gols, seguido do brasileiro Ronaldo “Fenômeno”, com 15 gols.
O Brasil se classificou para as oitavas de finais da competição, com 6 pontos em 9 disputados, tendo ganho 2 partidas e perdido 1. A seleção ainda não tem data definida para voltar à campo, sendo necessário o fim de todas as rodadas até a definição de seu adversário. Vale lembrar que nas oitavas de final apenas a vitória interessa, em caso de empate a partida vai para os pênaltis, já a derrota elimina a equipe da competição.