A necessidade de ajudar ao próximo, é uma motivação e a razão de viver para muitas pessoas, que doam parte do seu dia em função de servir o seu semelhante.
Nessa perspectiva de alinhar ações sociais com o esporte surgi em Pau da Lima, periferia de Salvador, o Projeto Mente Sã Corpo sã, idealizado por Gilberto dos Santos Silva, conhecido como Gilberto kadosh, Professor de Educação Física e 3º Dan de karatê.
Oferecer aulas de Karatê gratuitamente é uma oportunidade de crescer como atleta e pessoa, sabendo que estamos colaborando na vida do outro.
Gilberto dos Santos, é Morador da favela de Pau da Lima, precisamente na Avenida Ascensão, Número 9 B, onde há dois anos criou um projeto social- esportivo, uma maneira de contribuição na melhoria da qualidade de vida das pessoas através do esporte.
A iniciativa não têm restrição de idade nem de gênero, participa quem quer, e tem disposição, espaço para todas as idades. Para as atividade esportivas, o projeto conta com o apoio do Clube Nippon de karatê. Que tem os professores Luis Viana e João Luís, como incentivadores da ação.
O trabalho realizado conta com parcerias de profissionais nas áreas de Assistência Social, Saúde e Cidadania, entre essas pessoas que apoiam, pode-se destacar as profissionais Débora Santana e Luciene da Conceição santos, que acreditaram na proposta e de imediatamente iniciou as ações.
Inicialmente o projeto era focado apenas em atividades ligadas as artes marciais, especificamente nas Aulas de karatê. Porém, o local se transformou num ponto de referência na comunidade e várias pessoas demostravam interesse em participar de outras atividade, sugerindo para Gilberto essas intenções.
Diante dessa necessidade, e depois de algumas pesquisas, Gilberto conseguiu reunir algumas parcerias e a partir desse segundo semestre serão oferecidas aulas de Dança, Ballet, Boxe, com a intenção de atender a diversos públicos, desde crianças a partir de 3 até os idosos, que muitas vezes estão na ociosidade.
Gilberto Kadosh pretende ampliar o quanto antes a estrutura da sede do projeto, possibilitando assim melhor conforto para os participantes e toda equipe. Mesmo com toda dificuldade para manter as atividades do projeto as aulas estão em pleno vapor, Gilberto busca novas parceiras e apoiadores para ampliar o leque de opções e assim atender a escolha dos interessados, oportunizando mais pessoas a praticar esporte e usando isso como ferramente de saúde pública.
Mente Sã Corpo Sã, esse é o lema.