Cine Taquara é um cineclube carioca, afrocentrado e de rua. Organizado por um grupo de jovens negros moradores de Jacarepaguá que se uniram para propagar consciência ambiental, social e racial através da arte na rua, o cine se propõe a distribuir os filmes independentes nacionais e dialogar com diversas linguagens artísticas, como poesia, a música, artes plásticas e artesanato.
As edições acontecem todo segundo sábado de cada mês, na praça do BRT Taquara no final da passarela. Além destas, tem-se sessões itinerantes principalmente pelos bairros da Zona Oeste e também por toda a cidade. Siga as redes sociais para acompanhar os lançamentos de eventos.
O Cine Taquara é um movimento de extrema importância para a região de mais de 120 mil pessoas que têm acesso restrito à arte, educação e consciência cidadã. Para a organização, precisa-se de mais intervenções culturais que promovam a reflexão e ação comunitárias na cidade do Rio de Janeiro, de forma autônoma, independente e coletiva para que se faça uma criação efetiva de uma comunidade mais empática, consciente e livre para produzir arte e conhecimento.
Um dos eventos que marcou o Cine Taquara foi a edição de aniversário de 1 ano do projeto. O Cine contou com a participação do mestre Brinquedo de capoeira Angola, Kofi Heru Adowa, facilitador do Yoga Africano, e das atrizes Marcella Gobatti e Nádia Bittencourt que performaram sobre a desigualdade racial e a solidão da mulher negra. No evento foram produzidas diversas oficinas afrocentradas, exibidos filmes do cinema negro nacional independente e apresentados talentos da cidade numa confluência incrível, mesmo embaixo de chuva, com apoio dos trabalhadores do terminal do ônibus que acolheram a intervenção cultural. Foi inesquecível para os organizadores e participantes.
Os organizadores contam que nunca sofreram retaliações ou ataque por parte da polícia ou forças paralelas do território. Acreditam que tem a ver com a força, diversidade e respeito do público com a região. Pessoas de 1 mês de vida à pessoas da terceira idade acompanham o Cine Taquara. Thainara Vitória, uma das organizadores frisa: “A ideia é essa! Acolher todo mundo na praça porque é tudo nosso mesmo!”
As expectativos para o futuro é conseguir realizar ações em todos os bairros de Jacarepaguá, inicialmente, estreitando laços, apoiando e incentivando outras movimentações a surgirem no território. E, através dessas ações, promover principalmente a consciência ambiental e racial, através da representatividade do audiovisual e das rodas de conversas.
Esse trabalho tem sido feito com muita luta desde outubro de 2017 e de forma independente, sem grandes patrocínios de empresas ou do governo. Por isto, os membros pedem apoio, seja voluntários para ministração de oficinas, cedendo espaço ou doação de livros, equipamentos, filmes, compartilhamento de ideias ou ajuda financeira para custeamento de transporte, alimentação dos produtores, artistas, intelectuais e até do público mesmo, que muitas vezes não tem passagem ou comida em casa. Toda forma de ajuda é necessária e bem vinda para esta construção que não é de ninguém, mas é de todes.
Foto: Patrick
Siga o Cine Taquara nas redes sociais: @cinetaquara Contato oficial: cinetaquara@gmail.com Contato para doações: Gleyser 21 983864339