A experiência do pastor batista Marco Davi de Oliveira, da Nossa Igreja Brasileira, com moradores da favela paulistana de Heliópolis, registrada no livro “Caminhos de uma favela – Fé e transformação social” será o tema do painel desta quinta-feira, 18 de julho, na Casa Porto, a partir das 19 horas. O encontro terá a participação de Fransérgio Goulart e Wesley Teixeira, além do próprio autor, e marcará o lançamento do livro no Rio de Janeiro. A Casa Porto fica no Largo de São Francisco da Prainha, 4 – sobrado, junto à Praça Mauá.
No prefácio à obra, Lauri Emílio Wirth, professor da pós-graduação em Ciências da Religião da UMESP, destaca que “O livro dialoga com homens e mulheres que, nas agruras da vida cotidiana, criam táticas de sobrevivência, na medida em que abrem brechas e fissuras nos lugares demarcados por poderosos que se julgam os verdadeiros e únicos donos da história”.
No parágrafo final, o professor registra que “Marco Davi de Oliveira soube captar as memórias e os sentidos que seus interlocutores conferem a suas vivências, onde a fé se mostra na luta por direitos e justiça, onde Deus caminha com os excluídos e com as excluídas nas trilhas da esperança por um mundo em que caibam todas e todos. E como pesquisador perspicaz, soube iluminar estas memórias com luzes teóricas instigantes, o que faz deste livro um belo exemplo de estudo da memória religiosa e sua importância política e social na luta por direitos e justiça”.
“Caminhos de uma favela – Fé e transformação social” é um lançamento da Editora Recriar, de São Paulo, onde foi lançado há pouco, e chega ao Rio com a proposta de discussão da experiência paulistana em paralelo à vida nas comunidades da Baixada Fluminense e das favelas cariocas em geral. Será lançado em breve também em comunidades locais e ainda em Salvador, onde a Agência de Notícias das Favelas vem intensificando sua atuação. A Nossa Igreja Brasileira, do pastor Marco Davi de Oliveira, promove cultos dominicais a partir da nove horas da manhã no mesmo endereço da Casa Porto.