A inauguração do aeroporto Glauber Rocha, em Vitória da Conquista- Ba, realizada hoje 23/07, evento que seria de comemoração para os baianos e principalmente para os moradores locais pela importância da obra, se transformou numa celelma entre os governos estadual e federal.

Isso pelo fato que dias antes o Presidente Jair Bolsonaro deflagrou palavras de cunho racistas e preconceituosas contra os governadores do nordeste.  Assim, sua vinda para a Bahia para inaugurar o aeroporto não foi bem vista pela maioria do políticos baianos que fazem oposição ao presidente, em especial o Governador Rui Costa, declarando que não compareceria ao evento, como de fato o fez.

O embrolio ficou ainda mais intenso quando o presidente restringiu número de pessoas que pudessem comparecer na cerimônia, pouco mais de 700 pessoas, entre convidados de representantes do estado e da cidade, o que para o governador Rui Costa configura-se um ato arbitrário, vindo de alguém que têm medo da população e aproveitando a ocasião como ato meramente político partidário.

Diante do episódio o governador não autorizou a presença da Polícia Militar, uma vez que o contexto ficou tendencioso, caracterizando uma realização federal, nesse caso a responsabilidade da segurança ficou a cargo da esfera federal.

Pelo jeito essa turbulência vai demorar  pra passar. Todo cuidado e sorte para aqueles que estiverem a bordo.

Artigo anteriorUm Rio de descasos
Próximo artigoInstituto DataANF seleciona para Pesquisadores de Campo
Paulo de Almeida Filho
Jornalista, Especialista em Comunicação Comunitária, Mestre em Gestão da Educação, Tecnologias e Redes Sociais - UNEB - Universidade do Estado da Bahia. Editor da Agência de Notícias das Favelas. Pesquisador do CRDH- Centro de Referência e Desenvolvimento em Humanidades - UNEB - Universidade do Estado da Bahia. Professor de Pós Graduação, em Comunicação e Diversidade, na Escola Baiana de Comunicação. Assessor da REDE MIDICOM- Rede das Mídias Comunitárias de Salvador. Membro do Grupo de Pesquisa TIPEMSE - Tecnologias, Inovação Pedagógicas e Mobilização Social pela Educação. Articulado Comunitário do Coletivo de Comunicação Bairro da Paz News. Membro da Frente Baiana pela Democratização da Comunicação. Integrante do Fórum de Saúde das Periferias da Bahia. Membro da Frente de Evangélicos pelo Estado de Direito- Núcleo Bahia. Integrante da Rede de Proteção de Jornalistas e Comunicadores Coordenador Social do Conselho de Moradores do Bairro da Paz, EduComunicador e Consultor em Mídias Periféricas.