A inauguração do aeroporto Glauber Rocha, em Vitória da Conquista- Ba, realizada hoje 23/07, evento que seria de comemoração para os baianos e principalmente para os moradores locais pela importância da obra, se transformou numa celelma entre os governos estadual e federal.
Isso pelo fato que dias antes o Presidente Jair Bolsonaro deflagrou palavras de cunho racistas e preconceituosas contra os governadores do nordeste. Assim, sua vinda para a Bahia para inaugurar o aeroporto não foi bem vista pela maioria do políticos baianos que fazem oposição ao presidente, em especial o Governador Rui Costa, declarando que não compareceria ao evento, como de fato o fez.
O embrolio ficou ainda mais intenso quando o presidente restringiu número de pessoas que pudessem comparecer na cerimônia, pouco mais de 700 pessoas, entre convidados de representantes do estado e da cidade, o que para o governador Rui Costa configura-se um ato arbitrário, vindo de alguém que têm medo da população e aproveitando a ocasião como ato meramente político partidário.
Diante do episódio o governador não autorizou a presença da Polícia Militar, uma vez que o contexto ficou tendencioso, caracterizando uma realização federal, nesse caso a responsabilidade da segurança ficou a cargo da esfera federal.
Pelo jeito essa turbulência vai demorar pra passar. Todo cuidado e sorte para aqueles que estiverem a bordo.