Foto: Divulgação Governo Federal

Jovens brasileiros podem viajar de graça pelo país. Saiba os requisitos e se joga!

Já sentiu aquela vontade de visitar uma amiga ou amigo em outro estado, mas não pôde ir porque pensou no valor da passagem? Se liga na dica que o jornal A Voz da Favela tem para te dar. Se você tem entre 15 e 29 anos de idade, o que é considerado jovem, e tem uma renda familiar de até dois salários mínimos, já pode começar a ter expectativas porque a viagem é certa.

A Identidade Jovem, mais conhecida como ID Jovem é o que vai garantir que suas futuras viagens sejam realizadas gratuitamente. O documento é uma carteirinha que possibilita seu acesso pagando meia-entrada em eventos como, shows, teatros, cinemas, espetáculos, jogos e também a vagas gratuitas ou com desconto no sistema de transporte coletivo interestadual, conforme disposto no Decreto 8.537/2015 .

VEJA AS CONDIÇÕES PARA OBTER O BENEFÍCIO
•        Lembre-se que o jovem precisa ter entre 15 e 29 anos;
•        Precisa ter uma renda familiar mensal de até dois salários mínimos;
•        Deve estar inscrito no Cadastro Único do Governo Federal, com informações atualizadas há pelos menos 24 meses. (Essa inscrição pode ser feita no CRAS que representa o seu bairro);
•        O benefício vale também para não estudantes;
•        E por fim, é necessário ter o número do NIS, que pode ser consultado no momento do cadastro através do serviço Consulta Cidadão do Governo Federal.

Para quem já tem o cadastro atualizado no CRAS – Centro de Referência de Assistência Social, pode emitir a ID Jovem através do site oficial idjovem.juventude.gov.br.

* Matéria publicada no Jornal A Voz da Favela, edição de julho 2019