No dia 09 deste mês, os moradores do Turano, uma localidade entre os bairros da Tijuca e do Rio comprido, na zona norte da capital fluminense, orientados pelos professores Karla Barros e Marcelo Capobiango, ambos, alunos da Universidade Estácio de Sá, iniciam a Oficina de Artes Integradas sobre a Poética de Bezerra da Silva: uma reflexão sobre a Brasilidade. Semanalmente, durante dois meses e meio, estarão mergulhados nos versos, nas letras e na brasilidade do Embaixador do morro. Os professores receberão os alunos sempre as terças e quintas, no turno da tarde, das 15 às 18 h.
De acordo com a professora Karla a oficina tem como objetivo dar oportunidade às diversas camadas da população brasileira de ter acesso à produção, ao reconhecimento e ao consumo de bens culturais e, o mais importante, são gratuitas.
O professor Marcelo lembra que esta oficina foi selecionada através do edital Microprojetos Mais Cultura Territórios de Paz, uma iniciativa conjunta entre o Ministério da Cultura, por meio do Programa Mais Cultura e da Justiça através do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci). Salientou também o grande interesse que este projeto despertou nos alunos, na comunidade e nos apoiadores.
Segue, abaixo, a lista dos primeiros selecionados:
João Pedro Magalhães
Matheus Perico Araújo
João Victor Costa de Vasconcellos
Luis Felipe Lima
Larissa Maria da Silva
Marcela Graças Marques
Mateus Costa
Caio Costa
Patrick Paulo Vieira
Luis Fernando da Silva
Milena Silva Donato
Raiane Rodrigues da Silva
Lista aguardando Confirmação:
Fernando de Oliveira
Fátima Assunção
Luisa de Jesus Santos
Melissa Goes Santos
Manoela Santos Passos
Marco Antonio Ribeiro
Mario Veloso Alves
Santana Marques de Paula
Vitoria dos Santos Purificação
Rafaela Costa Lopes
Regiane de Souza
Reginaldo Santos da Silva
Tiago Santana
Vivian da Silva Melo
Agradecimento: Agradecemos especialmente a Dona Maria cândida da Cunha e o Senhor Gilson Rodrigues, Líderes Comunitários do Turano, que nos abriram as portas do Território de Paz do Turano e nos cederam o espaço do PAINQ (Quadrinha) para a realização deste Microprojeto. Vocês contribuíram para desenvolvimento dos alunos e pela causa da Brasilidade. Obrigado!