Há um ano o Museu Nacional do Brasil, com sede na Quinta da Boa Vista, Rio de Janeiro, teve seu acervo quase todo destruído por conta de um incêndio que provocou grandes danos na história e na ciência do país.
O prédio teve muitos prejuízos na sua estrutura física por conta da proporção do incêndio, lajes internas caíram, houve desabamento da cobertura e inúmeras rachaduras, foram os saldos desse episodio. O local funcionava a residência oficial dos imperadores do Brasil.
A estrutura do museu apresentava várias irregularidades, era notável as péssimas condições físicas, existia um alerta sobre a falta de segurança no local, que poderia ocasionar um incêndio. Inclusive com a diminuição de recursos da gestão pública, a situação foi se agravando e a UFRJ que administra o museu ficou sem condições de melhorar o funcionamento do local, inclusive de manter uma brigada de incêndio.
Mesmo sendo dia de visita, não houve vitimas, pois o horário que aconteceu o incêndio foi a noite, quando o acesso aos visitantes já tinha sido encerrado.