Crédito: Reprodução

Há um ano o Museu Nacional do Brasil, com sede na Quinta da Boa Vista, Rio de Janeiro, teve seu acervo quase todo destruído por conta de um incêndio que provocou grandes danos na história e na ciência do país.

O prédio teve muitos prejuízos na sua estrutura física por conta da proporção do incêndio, lajes internas caíram, houve desabamento da cobertura e inúmeras rachaduras, foram os saldos desse episodio. O local funcionava a residência oficial dos imperadores do Brasil.

A estrutura do museu apresentava várias irregularidades, era notável as péssimas condições físicas, existia um alerta sobre a falta de segurança no local, que poderia ocasionar um incêndio. Inclusive com a diminuição de recursos da gestão pública, a situação foi se agravando e a UFRJ que administra o museu ficou sem condições de melhorar o funcionamento do local, inclusive de manter uma brigada de incêndio.

Mesmo sendo dia de visita, não houve vitimas, pois o horário que aconteceu o incêndio foi a noite, quando o acesso aos visitantes já tinha sido encerrado.

Artigo anteriorProjeto Terra Cura oferece curso de Biocontrstução em Porto Velho-Ro
Próximo artigoUniversidade Federal da Bahia realizou seminário sobre consumo e cultura
Paulo de Almeida Filho
Jornalista, Especialista em Comunicação Comunitária, Mestre em Gestão da Educação, Tecnologias e Redes Sociais - UNEB - Universidade do Estado da Bahia. Editor da Agência de Notícias das Favelas. Pesquisador do CRDH- Centro de Referência e Desenvolvimento em Humanidades - UNEB - Universidade do Estado da Bahia. Professor de Pós Graduação, em Comunicação e Diversidade, na Escola Baiana de Comunicação. Assessor da REDE MIDICOM- Rede das Mídias Comunitárias de Salvador. Membro do Grupo de Pesquisa TIPEMSE - Tecnologias, Inovação Pedagógicas e Mobilização Social pela Educação. Articulado Comunitário do Coletivo de Comunicação Bairro da Paz News. Membro da Frente Baiana pela Democratização da Comunicação. Integrante do Fórum de Saúde das Periferias da Bahia. Membro da Frente de Evangélicos pelo Estado de Direito- Núcleo Bahia. Integrante da Rede de Proteção de Jornalistas e Comunicadores Coordenador Social do Conselho de Moradores do Bairro da Paz, EduComunicador e Consultor em Mídias Periféricas.