Já em ritmo de muito preparo para a realizacao da primeira Conferência Nacional de Comunicação, na noite do dia 30, em um dos audutórios da UFPA, no Fórum Social Mundial, foi realizada uma reunião com diversos comunicadores, estudantes da área, militantes e representantes de movimentos que se organizaram e ajudaram a pressionar o governo para a realizacao do evento.

Durante o debate foi levantada diversas propostas para serem encaminhadas a cada estado, uma delas, a de mobilizar a sociedade civil para participar das discussoes.

Segundo Marcos Dantas, professor da Pontifícia Universidade Catolica do Rio de Janeiro (Puc-Rio), e também um dos mobilizadores pela realizaçâo da conferência, disse que este é um momento de festa pela declaração pública do presidente Lula confirmando a conferência ainda para este ano. "Há anos que existe essa briga que envolve poder. E para encarar esta briga vamos ter que ter propostas muito claras, concretas, e que sejam defensoras do direiro à fala, à democratizacao. E hoje, saudamos a vinda desta conferência, saudamos o presidente pela confirmacao deste momento tão esperado", diz.

Por Gizele Martins