Deputados da oposição protocolaram pedido para a criação de CPI da lava jato, diante das inúmeras denúncias feitas pelo site The Intercepet.
Para a abertura da CPI é necessário que 171 deputados assinem o pedido. A coleta das assinaturas foi iniciada em junho e a quantidade mínima já foi alcançada.
Após a análise da mesa diretora, os deputados aguardam a decisão do presidente da câmara para validar o pedido da instalação da CPI, considerando que as denúncias são de relevância social.
Até o momento nenhuma investigação sobre a maneira de como a lava jato vêm atuando foi protocolada, por isso o grupo de parlamentares iniciou o recolhimento de assinaturas e deu entrada no pedido.
Assim tanto o Ministro da justiça Sérgio Moro e outros agentes federais podem ser investigados.
“A CPI tem por objetivo analisar um fato relevante que ainda não foi investigado. Esse episódio todo é muito nebuloso e até o presente momento não foi objeto de nenhuma investigação. Há um sentimento forte de que deve haver investigação e a CPI é uma ferramenta adequada para isso”, disse ao Estado o líder do PT na Câmara, deputado Paulo Pimenta (RS)”.
Assinam o pedido de criação da CPI os deputados André Figueiredo (PDT-CE), Alessandro Molon (Rede-RJ), Daniel Almeida (PCdoB-BA), Ivan Valente (PSOL-SP), Jandira Feghali (PCdoB-RJ), Orlando Silva (PCdoB-SP), Paulo Pimenta (PT-RS) e Tadeu Alencar (PSB-PE).