A diversão da maioria dos moradores de São Luís- Ma, e algumas cidades circunvizinhas aos sábados pela tarde, mas precisamente ás 14h, é acompanhar o programa “TREM DAS CEB’s” (Comunidade Eclesiástica de Bases) apresentado na Rádio Educadora AM Rural.
O comando da programação fica por conta de César Soeiro, coordenador de comunicação e de Articulação das CEB’s, (Radialista), que produz e apresenta, junto com Ramon Alves (Jornalista) e Antônio Alves (“Neguim”) (Comunicador Popular).
César e Neguim, conheceram o trabalho da ANF- Agência de Notícias das Favelas, no mês de Julho, deste ano, em Feira de Santana- Ba, no Encontro de Comunicação Popular, promovido pelo JVC- Jornal Voz das Comunidades.
A rádio fica localizada na Rua Frei Querubim, 57 – Apicum – Centro de São Luís, e semanalmente durante uma hora, a comunicação comunitária é fortalecida com diversos representantes dos movimentos sociais, sindicais, pastorais.
O Programa “Trem das CEB’s”, completou no mês de agosto 26 anos no ar, contribuindo para a formação integral da pessoa humana: no aspecto religioso, político e social. Acontece aos sábados (ao vivo), no horário das 14h às 15h – na rádio Educadora AM, que pertence à Igreja Católica/Arquidiocese de São Luís – e possui na sua grade de programação, temas religiosos, com notícias sobre educação, politica e Cultura.
A programação é voltada para as comunidades da Igreja Católica, da capital e do interior; comunidades quilombolas e indígenas; trabalhadores e trabalhadoras do campo e da cidade; jovens, mulheres, o público católico e não católico.
O objetivo do programa “TREM DAS CEB’s” é promover maior agilidade e precisão na veiculação das informações, tornando-se num canal informativo e integrador de todas as atividades desenvolvidas pelas comunidades, utilizando-se de uma linguagem popular, principalmente daquelas localizadas em áreas mais distantes e de difícil acesso.
Com isso, vêm contribuindo na garantia de espaço para que as comunidades divulguem suas ações, como desenvolvimento cultural, político e social das pessoas que vivem nas CEB’s, através de divulgação de pesquisas e informações em geral e colabora para a formação, conhecimento e aproximação, cada vez mais através do enriquecimento do diálogo inter-religioso e da prática do verdadeiro ecumenismo.
Existem alguns parceiros e apoio cultural, porém a equipe encontra dificuldade para fazer a manutenção e a logística necessária para a realização das atividades pertinentes ao programa de rádio e busca sempre novas parcerias, como está articulando junto a Agência de Notícias das Favelas, para futuras ações em conjunto.