Durante a manhã, os participantes da RACC puderam assistir às palestras do evento do Fopecom. Em primeiro plano, o aluno Alexandre Batista conversa com a comunicadora Beth de Oxum. Foto: Bruno Vieira / ANF

O sexto encontro do curso da Rede de Agentes Comunitários de Comunicação (RACC) aconteceu de uma forma diferente. Realizado no último dia 05 de outubro, os alunos do curso tiveram a oportunidade de ter as atividades da formação integradas ao II Encontro Estadual de Direito à Comunicação. O evento foi organizado pelo Fórum Pernambucano de Comunicação (Fopecom) e realizado no Centro de Cultura Luiz Freire, em Olinda, região metropolitana de Recife (PE).

O encontro do Fopecom reuniu diversos grupos, coletivos e instituições, dentre eles a ANF. Foto: Bruno Vieira / ANF

Com o tema “Comunicação e Existência: Como você tem feito?”, a primeira parte do evento foi destinada à discussão sobre as formas de resistência que os grupos, coletivos e redes têm empreendido para promover uma comunicação independente, alternativa e conectada às realidades sociais. A Agência de Notícias das Favelas (ANF) participou apresentando sua experiência e trajetória em comunicação comunitária e na construção de narrativas a partir do olhar da favela e de seus moradores. Foram distribuídos exemplares do jornal A Voz da Favela produzidos pelos cursistas da RACC na capital pernambucana.

Apresentação da ANF e da RACC pelo editor Bruno Vieira. Foto: Laudenice Oliveira / ANF

Na parte da tarde, a programação do curso seguiu no espaço do Centro Luiz Freire. A jornalista Kety Marinho deu continuidade às aulas de produção de vídeos com telefone celular. Os alunos tiveram a oportunidade de experimentar a criação e a edição de pequenos clipes utilizando aplicativos.

Alunos da RACC em formação com Kety Marinho. Foto: Bruno Vieira / ANF

O encontro do Fórum foi encerrado com o lançamento de publicações diversas, dentre elas o jornal A Voz da Favela. Confira as fotos do dia.