Para articular políticas públicas em bloco, foi que Flávio Minervino teve a idéia de reunir dezoito comunidades para formar o CENTRO DE APOIO A MORADORES DE SANTA TERESA – CAMFAST.  Hoje, segundo ele, dialóga com autoridades e busca soluções para as comunidades do entorno de Santa Teresa. Minervino, 42 anos, casado há vinte e oito, nasceu e foi criado no morro dos Prazeres, onde foi presidente da Associação de Moradores por dois mandatos, quase três, como ele mesmo diz. Seu avô foi pioneiro na comunidade que tem 66 anos de existência. Sua atuação começou quando ainda era adolescente organizando o time de futebol. Segundo ele, a atuação comunitária se deu por conta do incomodo que sentia ao ver que o time de futebol ainda era pouco, mediante tanta necessidade.

Uma das primeiras coisas que Flávio fez ao assumir a Associação dos Prazeres foi procurar os  anciãos da comunidade, com quem fez escola. "Assumi meu primeiro mandato em março e em maio já tínhamos 88 crianças na creche que criamos", relata ele. Outra coisa que considera prioridade até hoje para a comunidade dos Prazeres é o carteiro comunitário e o manobreiro d’agua, já que tem que ter alguém que ligue a bomba constantemente para fazer a água subir. Hoje, apesar de não ter concluído a faculdade de administração, que pretende concluir assim que conseguir uma bolsa, já dá palestras sobre suas experiências e consultoria para Associações de Moradores que precisam. Afinal, de acordo como ele ensina:"na favela podem ter trinta ONG’S, porém a Associação de Moradores não pode dar um passo fora, pois é a mais visada!"

Entre as realizações de Minervino através da CAMFAST se destaca a busca por melhorias para as comunidades que compõe o grupo. Até mesmo a FAFERJ – Federação de Favelas do Estado do Rio de Janeiro reconhece a CAMFAST, dando aval para o grupo para dar respaldo às Associações de Moradores, legitimando as eleições das mesmas. O apoio para o Hotel Santa Teresa também foi uma das ações do Centro de Apoio. Ao término de nossa entrevista, Minervino citou nominalmente todas ás comunidades que integram o o grupo, que são: Prazeres, Fogueteiro, Coroa, Falet, Ocidental, Julio Otoni, Cerro Corá, Guararapes, Vila Candido,  Santa Cristina, 54, Travessa Cassiano, Biquinha, Rodo, Monte Alegre, Pau da Bandeira, Coroado e Vila Elza.

Quem quiser conhecer melhor a CAMFAST poderá fazer através dos contatos abaixo:

camfast@ig.com.br

Flávio Minervino – 21-8196-7369